17/09/2021

Começa no próximo domingo (19) a festa em homenagem à Santa Efigênia no bairro de mesmo nome, pertencente à Paróquia São Pio X, em Juiz de Fora. A comunidade preparou uma programação especial que se estende até a quarta-feira (22). Festejada no dia 21 de setembro, a santa é invocada como protetora contra incêndios, padroeira dos militares e auxiliadora de quem precisa da casa própria.
Na manhã desta sexta-feira (17) o Papa Francisco recebeu na Sala Clementina os responsáveis pelas Comissões das Conferências Episcopais da Europa sobre o novo Diretório para a Catequese publicado no ano passado. Francisco agradeceu a iniciativa liderada por Dom Rino Fisichella e esclareceu que, “também será estendida às Conferências Episcopais dos outros continentes, para que o caminho catequético comum possa ser enriquecido pelas muitas experiências locais”.
A velhice não é uma doença, mas um privilégio. O Papa Francisco transforma toda a lógica humana que considera o idoso um sujeito, aliás, um objeto a ser descartado. Em uma carta aos sacerdotes idosos e doentes da Região da Lombardia afirma: “Vocês estão vivendo uma época, a velhice, que não é uma doença, mas um privilégio”, o privilégio de “assemelhar-se a Jesus que sofre”.
A Rede Eclesial Pan-Amazônica – REPAM-Brasil divulgou nesta quinta-feira, 16 de setembro, o primeiro vídeo da série “Agroecologia, economia solidária e consumo consciente na Amazônia brasileira”. A série de vídeos pretende dar visibilidade e fortalecer as iniciativas territoriais das comunidades na Amazônia brasileira.
A Igreja celebra, na próxima terça-feira, 21 de setembro, o Dia do apóstolo e evangelista São Mateus. Na paróquia dedicada ao santo, localizada no bairro de mesmo nome, em Juiz de Fora, vão ser celebradas quatro Missas. Além disso, a Igreja São Mateus ficará aberta durante todo o dia para orações e veneração da imagem do evangelista.
A Pastoral da Saúde do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou uma videoconferência na manhã dessa quinta-feira, 16 de setembro, para nomear a nova coordenação Ad doc Regional.
Na última semana, tive a alegria de iniciar o tríduo preparatório para a celebração dos 300 anos da licença concedida pela então Diocese do Rio de Janeiro para se construir a Matriz do Pilar, em São João del-Rei. Ao redor desta igreja, construída num tempo recorde de três anos, sem ainda os artísticos altares, cresceu a cidade, sendo ela, hoje, o marco histórico mais importante desta vetusta comuna mineira, de tão ricas tradições.
No dia 23 de setembro, a Igreja celebra a festa litúrgica de São Pio de Pietrelcina, herdeiro espiritual de São Francisco de Assis. A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, localizada no Bairro Bairu, em Juiz de Fora, preparou uma programação especial em honra ao santo, a quem é dedicada a capela da casa paroquial.