13/05/2021

Celebramos, na Catedral de Juiz de Fora, em 8 de maio, em data extraordinária, a Missa dos Santos Óleos, que chamamos também de Missa da Unidade. Tal liturgia ganha ainda mais força por estarmos no contexto do II Sínodo da Arquidiocese, uma vez que a palavra Sínodo significa “caminhar juntos”. Naquele dia, nosso clero inteiro, comigo que sou seu Pastor, se reuniu para celebrar a alegria de servir a Deus, à Igreja e ao próximo.
Após a catequese, realizada no Pátio São Dâmaso, no Vaticano, o Papa Francisco saudou cordialmente os poloneses, recordando que nesta quinta-feira, dia 13, celebra-se a memória litúrgica da Bem-Aventurada Virgem Maria de Fátima. “Coloquemo-nos com confiança sob a sua proteção materna, sobretudo quando encontramos dificuldades na nossa vida de oração”, disse o Pontífice.
Na manhã desta quinta-feira, 13 de maio, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e o Padre Carlos José Arlindo Silva visitaram a Mesquita Islâmica de Juiz de Fora a convite do Sheik Hosni Youssef. A ida dos religiosos católicos se deu justamente no dia seguinte ao fim do Ramadã, período sagrado para os muçulmanos, no qual eles fazem jejum diariamente, entre o nascer e o pôr do sol.
Começa nesta quinta-feira (13) a festa em honra a Nossa Senhora do Líbano na paróquia a ela dedicada, localizada no Bairro Grajaú, em Juiz de Fora. A programação festiva será iniciada com tríduo preparatório, a ser realizado até o sábado (15), com missas diárias às 19h, na Matriz.
Em votação simbólica e unânime, o Senado aprovou nesta terça-feira, 11 de maio, o projeto que institui a Campanha Junho Verde, a ser promovida anualmente pelos Poderes públicos federal, estadual e municipal, com o objetivo de desenvolver o entendimento da população sobre a importância da conservação dos ecossistemas e do controle da poluição e da degradação dos recursos naturais.
Na manhã da última terça-feira (11), representantes da Arquidiocese de Juiz de Fora e das dioceses de Leopoldina e São João del-Rei reuniram-se em mais uma reunião da Província Eclesiástica. O encontro, realizado de forma on-line, contou com a participação do Arcebispo de Juiz de Fora e Metropolita, Dom Gil Antônio Moreira, do Bispo da Diocese de Leopoldina, Dom Edson Oriolo dos Santos, e do Bispo de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento.