XXVII Semana de Teologia: A celebração do mistério cristão

A Arquidiocese de Juiz de Fora, através do Curso de Teologia do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, em parceria com o Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), realizou entre os dias 08 a 12 de setembro a XXVII Semana de Teologia. Neste ano, a semana foi realizada conjuntamente com a Formação anual do Clero da Arquidiocese.

Esta foi mais uma iniciativa que tem como objetivo contribuir com a formação e atualização de padres e leigos, através da reflexão teológica. Outras oportunidades no campo acadêmico têm sido oferecidas, como: a graduação em Filosofia e Teologia, o Curso de Especialização em Teologia (“Teologia: fé e diálogo com o mundo contemporâneo”) e os Cursos de Extensão em várias localidades da Arquidiocese.

Neste ano de 2014, o tema central escolhido para ser desenvolvido na Semana Teológica foi a Liturgia, com a seguinte formulação: A Celebração do Mistério Cristão. “Fazei isto em memória de mim” (I Cor 11,25).

A temática escolhida pode certamente suscitar em muitos, perguntas como: Porque se dedicar e estudar sobre a Liturgia ao longo de uma semana? Qual a razão disto? O que justificaria tal reflexão?

O desenvolvimento de tal temática justifica-se pelo fato de que a Liturgia é algo que toca profundamente a vida dos cristãos. Ela constitui-se como ação do Povo de Deus, reunido em Jesus Cristo, na comunhão do Espírito Santo. Nela celebra-se através de sinais, gestos e palavras o Mistério Pascal de Cristo, isto é, Sua paixão, morte e ressurreição. Aliás, pode-se afirmar que é ação do próprio Cristo na Igreja.

Acerca da importância da Liturgia, bem como da necessidade de aprofundá-la, o Concílio Vaticano II através da Constituição Sacrossanctum Concilium sobre a Sagrada Liturgia, afirma: “a liturgia é o cume para o qual tende a ação da Igreja e, ao mesmo tempo, é a fonte de onde emana toda a sua força. Pois os trabalhos apostólicos se ordenam a isso: que todos, feitos pela fé e pelo batismo filhos de Deus, juntos se reúnam, louvem a Deus no meio da Igreja, participem do sacrifício e comam a ceia do Senhor”.

Desta forma, a XXVII Semana Teológica foi uma grande oportunidade para todos que dela participou tocar e aprofundar um pouco mais aquilo que é o ponto culminante da vida de uma comunidade eclesial, a celebração comunitária da fé do Mistério Pascal de Cristo. Aprofundar no conhecimento da Liturgia para assim participar de uma maneira mais ativa e frutuosa das celebrações litúrgicas, de tal maneira que ela seja um espaço onde todos possam expressar sua fé comum e ouvir o Senhor que se revela.

Sejam as celebrações litúrgicas espaços para uma verdadeira experiência de encontro com o Senhor, para que assim cada batizado possa responder com alegria ao chamado dirigido a todos os corações de serem discípulos e discípulas missionários.

Dom Gil Antônio Moreira

Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora