Vice-coordenador da Pastoral do Menor da Arquidiocese participa de reunião na sede do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC)

0

*Colaboração: Alessandra Cristina de Castro
Coordenadora Arquidiocesana da Pastoral do Menor

No último dia 13 de abril, o vice-coordenador da Pastoral do Menor da Arquidiocese de Juiz de Fora, Claudinei dos Santos Lima, participou de uma reunião na sede do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), em Brasília. O evento contou com a presença da secretária-geral do CONIC, Pastora Romi Bencke, e dos representantes da coordenação do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Pastoral do Menor.

A reunião teve o objetivo de tratar da articulação entre a Pastoral do Menor e o CONIC, para padronizar a assistência religiosa realizada nos Centros Socioeducativos de Internação de Adolescentes. As cidades mineiras do Regional Leste 2 que realizam as visitas são Juiz de Fora, Belo Horizonte e Divinópolis. No Espírito Santo, o trabalho é realizado nos municípios de Serra e Vitória.

Um dos frutos da articulação promovida no dia 13 será a realização de um seminário, que acontecerá nos dias 2 e 3 de outubro, em Vitória, no Espírito Santo. O evento terá o objetivo de aperfeiçoar a prática da assistência religiosa, a fim de que seja gerado um protocolo a ser encaminhado à Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal, solicitando sua incorporação ao SINASE – Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo. Desta forma, todo o Brasil poderá adotar os parâmetros que visam contribuir para a finalidade da medida, que é a correta responsabilização e ressocialização dos adolescentes e jovens que se encontram cumprindo medida nas unidades de atendimento socioeducativo do país.

Visando questionar o atual cenário do país envolvendo a discussão em torno da Redução da Maioridade Penal, foram deliberadas a criação da “Frente Nacional Ecumênica e Inter Religiosa pelos Direitos da Criança e do Adolescente” e da Campanha contra a Redução da Maioridade Penal, com o uso do argumento religioso “Não em meu nome!”.

As reuniões do grupo estão sendo realizadas mensalmente, em Brasília, e a próxima está agendada para o dia 11 de maio. Na ocasião, será oficialmente criada a “Frente Ecumênica e Inter Religiosa”.

Outras Informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese Juiz de Fora – (32) 3229-5450

Conteúdo Relacionado
X