Seminaristas protagonizam “Semana Santa Online” a partir deste domingo (5)

Em tempos de isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as famílias são convidadas a viver a Semana Santa de suas casas, acompanhando as celebrações pelos veículos de comunicação. Todos são chamados a transformar seus lares em verdadeiras “Igrejas domésticas”, convite que se intensifica nos dias mais importantes para a fé cristã.

Por isso, e seguindo o que será feito por diversas paróquias da Arquidiocese de Juiz de Fora, o Seminário Santo Antônio preparou uma semana recheada de meditações e momentos de oração, fazendo memória dos passos de Jesus. De 5 a 12 de abril, vídeos serão publicados diariamente, pela manhã, nas redes sociais da instituição, sendo protagonizados por seminaristas.

“A Semana Santa Online foi pensada diante do contexto que as nossas famílias estão vivendo, de isolamento social. Os seminaristas terão um papel fundamental neste tempo, porque estarão utilizando as redes sociais, o mundo virtual – que é um espaço de evangelização – para fazer com que a Semana Santa também aconteça na casa de cada irmão, de cada irmã que nos acompanha”, explica o seminarista Rafael Nascimento.

Além das reflexões nas redes sociais, o Seminário também lançou o desafio do “Missionário Virtual”. Segundo Rafael, através de um grupo no WhatsApp serão disponibilizados conteúdos que os integrantes poderão compartilhar em suas respectivas redes sociais. “Motivações para oração, como preparar o ambiente da casa a cada dia, coisas que são interessantes para a gente transformar o nosso lar, de fato, numa Igreja doméstica”.

O seminarista reitera, contudo, que os momentos de oração não substituem a necessidade de acompanhar as celebrações dominicais. “Neste tempo de sinodalidade, ainda que espiritual, é o Espírito que nos une, é o Espírito que faz comunidade, mesmo no mundo virtual. Lembrando que as nossas meditações não substituem a participação da Missa, pela TV ou pela transmissão online, porque é importante nós vivenciarmos a liturgia daquele dia e ali fazermos também a nossa comunhão espiritual”.

Os interessados em acompanhar os vídeos diários da “Semana Santa Online” devem acessar o Instagram, o Facebook e o YouTube do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio. Para participar do grupo no WhatsApp, basta clicar aqui.