Seminário Santo Antônio retoma atividades

*Foto: Facebook do Seminário Santo Antônio

Após o período de férias, os seminaristas retornaram, na tarde dessa quinta-feira (6), para dar continuidade ao processo formativo no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio. Os aspirantes ao sacerdócio foram acolhidos durante almoço e, em seguida, participaram de reunião com o Reitor, Monsenhor Luiz Carlos de Paula. Também estavam presentes os padres Jorge Luís Duarte, José Domício Ferreira da Silva e Welington Nascimento de Souza, pertencentes ao Conselho de Formação.

*À esquerda, os padres do Conselho de Formação e o Reitor. Foto: Facebook do Seminário Santo Antônio

Segundo informações da página institucional no Facebook, “Monsenhor Luiz Carlos, juntamente com a equipe de formação, acolheu a todos e enfatizou que o Seminário precisa ser continuamente a casa da comunhão, em vista da missão que Jesus nos convida”. Além das boas-vindas, o Reitor falou sobre a organização interna da casa de formação e da adaptação à nova rotina de estudos, já que os cursos de Filosofia e Teologia serão, a partir de agora, realizados à noite. O reinício das atividades letivas está previsto para a próxima segunda-feira, 10 de fevereiro.

Mais tarde, os jovens participaram de Santa Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, na capela do Seminário.

Trabalho Pastoral

Antes mesmo da volta às aulas, os 24 seminaristas diocesanos já darão início ao trabalho pastoral. Após a Sessão Sinodal deste sábado (8), eles seguem para as comunidades onde trabalharão durante todo o ano, de sexta-feira a domingo.

Nas 19 paróquias que os acolhem em Juiz de Fora e no interior, os vocacionados atuam de acordo com a necessidade e realidade locais, sendo responsáveis por formações, acompanhamento de pastorais e/ou movimentos específicos, além do auxílio aos padres durante as celebrações. Há, ainda, aqueles que acompanham o Arcebispo Metropolitano e um que permanece no Seminário Santo Antônio por conta de encontros vocacionais e atividades na capela.