Seminário Santo Antônio recebe Assembleia da Associação Católica de Historiadores

0

Na tarde do último sábado, 17 de dezembro, a Associação Católica de Historiadores reuniu-se pela primeira vez, no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio. O grupo, criado e presidido pelo arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, é composto por pessoas dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Segundo Dom Gil, a Associação surgiu da preocupação de várias pessoas com a maneira pela qual a História está sendo ensinada nos dias de hoje, com visão muitas vezes preconceituosa quanto à Igreja Católica. “Essa associação tem como objetivo tentar ver a História de forma isenta, não apaixonada nem apologética, mas também não contrária à verdade dos fatos que aconteceram no caminhar do tempo e do espaço. Pretendemos proporcionar uma maneira diferente e alternativa de estudar, ver e ensinar a História”, afirmou.

No sábado, houve a leitura da ata de fundação da Associação, a apresentação do Estatuto e do calendário 2017. Os presentes ainda assistiram à palestra da Profª. Dr.ª Andréa Pitarch Forcadell, que falou sobre a “Filosofia da História Cristã”. Além de Dom Gil, o evento contou com a presença do bispo auxiliar do Ordinariado Militar do Brasil, Dom José Francisco Falcão de Barros.

Professores de quaisquer matérias e pessoas interessadas em História ou que tenham algum conhecimento na área estão convidados a participar da Associação Católica de Historiadores. Os eventos do grupo serão divulgados oportunamente.

Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Conteúdo Relacionado
X