A Segunda-feira Santa (11), na Catedral de Juiz de Fora, foi marcada por missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e por uma pequena Procissão do Depósito, durante a qual realizou-se a transladação da imagem de Nossa Senhora das Dores de dentro da igreja para o salão. De lá a imagem sairá para a Procissão do Encontro, nesta terça (12). A missa foi concelebrada pelo Administrador Paroquial, Padre José de Anchieta Moura Lima, e pelo Vigário Geral da Arquidiocese e Reitor do Seminário Santo Antônio, Monsenhor Luiz Carlos de Paula.
Em entrevista à WebTV “A Voz Católica”, o Arcebispo falou sobre a celebração do dia. “Na Segunda-feira Santa nós meditamos sobre Maria, irmã de Lázaro, que lava os pés de Jesus com perfume de nardo caríssimo e enxuga-os com os seus cabelos. Ao lado está Judas, que concebe, no seu pensamento, uma afronta a Cristo. Nós estamos diante dessas duas figuras: da amizade autêntica, da fidelidade total de Maria, e do fingimento e da hipocrisia de Judas”, esclareceu.
Dom Gil destacou também a mensagem do segundo dia da Semana Santa. “É um momento de nós pensarmos e pedirmos a Nosso Senhor que nos proteja, para que não caiamos na mínima hipocrisia, porque pequenas hipocrisias podem levar a grandes sacrilégios. A grande mensagem de hoje é ter amizade sincera, dar tudo o que podemos a Deus, porque nós devemos tudo à Ele e Ele não deve nada a nós; dar o perfume do nosso amor, da nossa misericórdia, da nossa caridade para com os pobres. Tudo isso é perfume que Jesus coloca no nosso coração. Assim como a mulher ajoelhou-se para lavar os pés de Jesus, na Quinta-feira Ele vai lavar os pés dos apóstolos, pois isso é um gesto sagrado: servir e estar à disposição do irmão, com amor no coração.”
Clique aqui e confira mais fotos.
*Fotos e informações: Assessoria da Catedral Metropolitana