São Lourenço é celebrado em missa festiva com os Diáconos Permanentes da Arquidiocese, na Catedral

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Nesta quarta-feira, dia 10, a Igreja celebrou o dia de São Lourenço, padroeiro dos diáconos. Para comemorar a data, o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu missa festiva com a participação dos Diáconos Permanentes da Arquidiocese, que foi concelebrada pelo Pároco da Catedral, padre João Paulo, e pelo Vigário Paroquial, Padre Danilo Celso de Castro.

Dom Gil descreveu a atuação do serviço diaconal na nossa Igreja Particular, “em nossa Arquidiocese de Juiz de Fora temos atualmente 48 diáconos permanentes, senhores casados que foram ordenados em duas turmas. É um número bastante expressivo para a nossa Igreja, mas precisamos de mais diáconos ainda, que serão ordenados nos próximos anos”.

O Arcebispo destacou também a importância desta celebração e manifestou sua alegria. “É um dia bastante festivo para nós, de celebrar ação de graças pelo serviço que esses senhores ordenados, membros do clero arquidiocesano, prestam às paróquias e às nossas comunidades. Queremos rezar por eles, por suas esposas e seus familiares, para que possam ser cada vez mais dedicados e fiéis como têm sido. Quero dar os parabéns a todos os diáconos, não só da nossa Arquidiocese, como todos os outros do Brasil inteiro, por esse dia solene”, completou.

Para o Presidente da Comissão Arquidiocesana de Diáconos (CAD), Diácono João Roberto da Silva, esse foi um momento de agradecer a Deus e a todos os envolvidos nesta missão do diaconato. “O que nos traz aqui hoje é celebrarmos com ação de graças pelo dom da nossa vida e pela disponibilidade de podermos servir a esse Reino maravilhoso na missão do diácono permanente. [Quero] agradecer ao nosso pastor, Dom Gil, pelo apoio dado e, em especial, às nossas comunidades e às nossas famílias, nossas esposas que muito nos apoiam nessa missão. [Principalmente] agradecer mesmo, de coração, tudo, pelo dom que nós temos, a esse Deus de infinita bondade que nos abençoa sempre”.

O Pároco da Catedral, Padre João Paulo, fez um agradecimento pelo serviço do diaconato permanente, principalmente pelos diáconos da Catedral, Antônio Valentino e Waldeci Rodrigues e também daqueles já falecidos. “Hoje, festa de São Lourenço, diácono, celebramos a santa missa com a presença dos diáconos permanentes da Arquidiocese. Queremos agradecer a Deus por esse serviço tão bonito da nossa Igreja e, de modo especial, parabenizamos os diáconos Antônio e Waldeci que trabalham diretamente conosco na Catedral. Deixamos o nosso abraço também a todos os familiares dos nossos diáconos e queremos recordar com carinho aqueles que já partiram para a casa do Pai”, destacou.

Ao final da celebração, o Padre João Paulo convidou todos os diáconos presentes e seus familiares para uma confraternização no salão paroquial.

Mais fotos no Facebook da Catedral.

Fonte: Site da Catedral Metropolitana

Veja Também