Santo Padre dedica a intenção de oração do mês de novembro aos que sofrem de depressão

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Pelas pessoas que sofrem de depressão: por esta intenção, o Papa Francisco pede as orações dos fiéis neste mês de novembro.

Em “O Vídeo do Papa, o Pontífice demonstra sua preocupação com o estresse e a depressão que acometem a muitos, resultado de uma sobrecarga de trabalho.

“A tristeza, a apatia, o cansaço espiritual acabam dominando a vida das pessoas que estão sobrecarregadas com o ritmo de vida atual”, afirma o Papa. Nesta situação, uma ajuda pode ser a escuta silenciosa e a oração, aliada a um “imprescindível acompanhamento psicológico”.

Esta edição de “O Vídeo do Papa” foi feita com o apoio da Associação de Ministros Católicos de Saúde Mental (Association Of Catholic Mental Health Ministers), que oferece apoio espiritual a pessoas com doenças mentais e incentiva ações de prevenção de qualquer tipo de discriminação que as impeçam de participar plenamente na vida da Igreja.

Depressão e ansiedade, os transtornos mais comuns

Um estudo publicado este ano estima que uma em cada dez pessoas no mundo convive com algum tipo de transtorno de saúde mental, ou seja, cerca de 792 milhões de pessoas, que representam 11% da população. Dos diferentes transtornos existentes, o estudo destaca a depressão (264 milhões, 3%) e a ansiedade (284 milhões, 4%) como os transtornos mais comuns na vida das pessoas.

A ONU, por sua vez, alerta que a depressão, quando recorrente e de intensidade moderada ou grave, pode se tornar um grave problema de saúde. Na pior das hipóteses, pode levar ao suicídio, que atualmente tira a vida de mais de 700.000 pessoas por ano e ocupa o quarto lugar em causas de morte entre jovens de 15 a 29 anos.

A pandemia de COVID-19 também testou a resiliência mental e emocional de inúmeras pessoas, afetando seu equilíbrio psicológico.

“Rezemos para que as pessoas que sofrem de depressão ou de esgotamento extremo recebam o apoio de todos e recebam uma luz que as abram à vida”, convida Francisco, citando as palavras de Jesus:

“Vinde a mim, todos vós que estais cansados e oprimidos, e eu vos darei descanso.”

Fonte: Site Vatican News

Veja Também