Santa Missa marca oito anos de posse de Dom Gil como arcebispo metropolitano de Juiz de Fora

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Na noite da última terça-feira, 28 de março, o arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu missa em ação de graças aos seus oito anos de posse na Igreja Particular de Juiz de Fora. A Santa Missa, realizada na Catedral Metropolitana, foi concelebrada pelo vigário geral da Arquidiocese e pároco da Catedral, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, e pelos padres Danilo Celso de Castro, Alessandro de Melo e Gleydson Pimenta de Faria. A celebração também contou com a presença de grande parte dos seminaristas da Arquidiocese de Juiz de Fora.

Dom Gil trazia consigo a Cruz que ganhou do clero juiz-forano há oito anos, no dia de sua posse, feita com a madeira retirada de uma peça da reforma da Catedral. Ao comentar sobre a celebração, o arcebispo afirmou que ela teria três motivos: agradecer pela caminhada feita até aqui à frente da Arquidiocese de Juiz de Fora; pedir perdão pelas falhas que tenha cometido no exercício de sua função; e pedir a Deus que nunca deixe de assisti-lo e derramar graças sobre o seu trabalho.

Sobre as conquistas de seus anos de pastoreio, Dom Gil destacou a realização do Sínodo Arquidiocesano, convocado em 2009 e que, até hoje, rende frutos. “O Sínodo Arquidiocesano é a base de tudo aquilo que vem sendo realizado durante esses oito anos em questão de pastoral e de evangelização. E o Sínodo vai crescendo, vai provocando a participação das pessoas, sobretudo com o ideal da unidade. Sínodo significa ‘caminhar juntos’, e esta marca nós temos conseguido aqui na Arquidiocese”, finalizou.

No final da Santa Missa, Monsenhor Luiz Carlos prestou uma homenagem ao arcebispo, destacando suas características de pastor e seu carisma no relacionamento com o povo e o clero. Dom Gil ainda recebeu um presente das mãos da representante dos Ministros da Sagrada Eucaristia da Catedral e cantou, junto a todos, o “parabéns para você”. Após a bênção final, recebeu os cumprimentos dos fiéis presentes.

Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Veja Também