Prestes a se tornar santuário arquidiocesano, Paróquia Sagrado Coração de Jesus festeja padroeiro

Junho é, para a Igreja, um mês especial, sendo todo dedicado ao Sagrado Coração de Jesus. Esta devoção começou com Santa Margarida Maria Alacoque, a quem Jesus apareceu inúmeras vezes entre os anos 1673 e 1675, e é recordada na primeira sexta-feira de cada mês.

Já a solenidade do Coração de Jesus é uma festa móvel no calendário litúrgico, sendo celebrada sempre na segunda sexta-feira após o Corpus Christi. Portanto, em 2023, será no dia 16 de junho. Na Arquidiocese de Juiz de Fora, a paróquia localizada no Bairro Bairu, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, dá início às comemorações neste domingo (4). Neste dia, às 9h, todos os grupos do Apostolado da Oração estarão reunidos na Matriz, em Missa presidida pelo Padre Pierre Maurício de Almeida Cantarino, diretor espiritual do movimento. Ainda haverá celebrações às 7h e às 19h.

A novena preparatória, por sua vez, começa no dia 7 e irá até 15 de junho, com Missas diárias às 19h. As exceções serão a Quinta-feira de Corpus Christi, quando a celebração será às 9h, e o sábado (10), dia em que acontecerá às 17h. O tema será “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mt 11,28) e o lema, “A Sinodalidade nos aproxima do Seu Coração!”.

Às vésperas da Solenidade do Sagrado Coração, na quinta-feira (15), o Santíssimo Sacramento ficará exposto durante todo o dia, a partir das 8h, com a adoração sendo conduzida pelas foranias da Arquidiocese de Juiz de Fora. Às 15h haverá Celebração Eucarística.

A festa do dia 16 será marcante. Isso porque, na ocasião, a paróquia será elevada à categoria de Santuário Arquidiocesano durante a Missa das 9h, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira. Este será o primeiro dos três santuários criados em comemoração ao centenário da Diocese de Juiz de Fora, celebrado em fevereiro de 2024. No Dia do Sagrado Coração de Jesus, ainda haverá celebrações às 7h, 15h e 19h, sendo esta última seguida de procissão.

O encerramento do mês dedicado ao padroeiro paroquial será no domingo, 25 de junho, às 9h, novamente com a participação de todos os Apostolados da Arquidiocese de Juiz de Fora. a Igreja Sagrado Coração de Jesus fica na Rua Dr. Alberto Vieira Lima, 50 – Bairu.

Confira, abaixo, a programação completa ou clique aqui para baixá-la:

Dia 4 de junho – Domingo – Solenidade da Santíssima Trindade – Abertura do Mês do Sagrado Coração de Jesus
7h, 9h* e 19h – Celebração Eucarística
*Missa presidida pelo Padre Pierre Mauricio de Almeida Cantarino, com a participação de todos os Apostolados da Arquidiocese de Juiz de Fora.

De 7 a 15 de junho – Novena
19h – Celebração Eucarística
*As exceções serão a Quinta-feira de Corpus Christi, quando a celebração será às 9h, e o sábado (10), dia em que acontecerá às 17h.

Dia 15 de junho – Quinta-feira
8h – Início da adoração ao Santíssimo
*O Santíssimo ficará exposto durante todo o dia, até às 19h.
15h – Celebração Eucarística

Dia 16 de junho – Sexta-feira – Festa do Sagrado Coração de Jesus
7h – Celebração Eucarística
9h – Celebração Eucarística com a Elevação da Paróquia a Santuário, presidida por Dom Gil Antônio Moreira
15h e 19h* – Celebração Eucarística
*Procissão com a imagem do Sagrado Coração após a missa das 19h.

Dia 25 de junho – Domingo – Encerramento do Mês do Sagrado Coração de Jesus
7h, 9h* e 19h – Celebração Eucarística
*Participação de todos os Apostolados da Arquidiocese de Juiz de Fora.