Praça São Pedro será iluminada e decorada com mensagens de solidariedade

Iluminação da árvore de Natal na Praça São Pedro em 2020 / Foto: Vatican Media
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Há vários dias está sendo montada a árvore de Natal e o presépio na Praça São Pedro. Nesta sexta-feira (10) será inaugurada a iluminação e o tradicional presépio. A árvore de Natal, instalada em frente à Basílica, este ano não só quer ser uma mensagem de bons votos, mas também de esperança, vitalidade e solidariedade. O pinheiro, de 28 metros de altura, 113 anos de idade e pesando cerca de 800 quilos, é proveniente de Andalo na região do Trento no norte da Itália, e será inaugurado junto com o presépio andino doado ao Papa por uma comunidade peruana.

Em apoio à Associação de oncologia pediátrica

“Trata-se de uma ocasião maravilhosa, de grande orgulho e grande emoção”, afirma Alberto Perli o prefeito do município de Andalo que doou a árvore de Natal, “porque antes da inauguração, serei recebido em audiência pelo Papa, junto com o arcebispo de Trento, Dom Lauro Tisi, e cerca de oitenta fiéis da nossa cidade. O Prefeito fala também do projeto de solidariedade ligado à árvore e dirigido à Associação de pais de oncologia pediátrica (Agop Onlus) com sede no Hospital Agostino Gemelli em Roma, destinado aos jovens hospitalizados no local e que muitas vezes, explica Alberto Perli, “vêm ao Trentino ao centro de protonterapia para o tratamento do câncer. O centro é um dos poucos na Itália que consegue garantir cuidados especiais para estes jovens que, com momentos de distração e recreação, ficam hospedados no centro esportivo e recreativo de Andalo”.

Decorações, aromas do Trentino

A árvore torna-se então portadora de uma mensagem de solidariedade através de suas decorações. “O Vaticano”, continua o prefeito, “nos ofereceu a oportunidade de propor as decorações para a árvore; assim, junto com cerca de quarenta voluntários, decidimos fazer de madeira, todas feitas à mão. São esferas transparentes com pedaços perfumados de madeira das nossas florestas, que juntamente com outros enfeites de madeira, irão decorar a árvore. Há cerca de 600 objetos muito especiais: estas esferas contêm o aroma de nossas florestas alpinas e esperamos que sejam percebidos como portadores de uma mensagem de paz, esperança e confiança, para a capital mundial do cristianismo, mesmo se estamos passamos por este triste momento da pandemia”. Algumas dessas decorações serão dadas aos jovens da Agop Onlus, como testemunho da força e vitalidade da natureza e das florestas do Trentino, um encorajamento a esses jovens que também será dado na forma de mensagens manuscritas de bons votos dos estudantes de Andalo e que estão dentro das esferas que decoram a árvore.

Fonte: Site Vatican News

Veja Também