Peregrinos participam da 10ª Caminhada da Fé de Juiz de Fora até Aparecida (SP)

Desde o dia 14 de julho, 103 peregrinos de Juiz de Fora e região, seguiram a pé em direção ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), na 10ª edição da Caminhada da Fé.

Partindo de Juiz de Fora para o Distrito de Torreões e depois de 10 dias de caminhada, passando por diversas localidades, o grupo chegou a Aparecida no último sábado (23), e retornando no domingo (24).

O coordenador do grupo e idealizador da caminhada, Marco Aurélio, comentou, em entrevista à Rádio Catedral, que ideia surgiu com um grupo pequeno, a princípio 12 amigos foram de carro e depois a pé.

De acordo com Marco Aurélio, o grupo conta com todo um suporte para que possam caminhar em segurança e cumprir a chegada de todos. Nesses 10 anos mais de 500 pessoas já participaram.

Testemunho de fé

A peregrina Liamara Scortegagna, de 51 anos, realizou o trajeto da Caminhada da Fé pela primeira vez. Todos os anos ela viaja até Aparecida, mas no ano passado resolveu ir a pé para agradecer uma graça recebida. Desde setembro passado ela se prepara para essa jornada.

Segundo Liamara, entre tantas definições, como o próprio nome diz a caminhada significa fé, além de companheirismo, oportunidade de reflexão e agradecimento. “Ela significa muitas coisas. Primeiro, fé; significa reflexão, um tempo para a gente se conhecer; ela significa compartilhamento com outras pessoas; paciência, olhar o outro que está do seu lado diferente; mas, principalmente, ter fé. Fé em Nossa Senhora Aparecida, fé num propósito, cada um de nós tem algum motivo”, explicou ela.

Peregrinos Liamara (esquerda) e Senhor Rui (no meio) / Foto enviada por Liamara.

Liamara relatou algumas dificuldades durante o percurso, mas superadas pela fé. “As dificuldades são muitas. A principal, hoje, são as dores, as bolhas nos pés. Infelizmente, mesmo tendo treinado, tendo um bom tênis, uma boa bota, são muitos quilômetros por dia, 30km, às vezes 35… É um desgaste muito grande, então as dores físicas e as bolhas, talvez, sejam as maiores dificuldades

Por falar em superação, o peregrino mais velho que está nesta edição da Caminhada da Fé, é o Senhor Rui Nogueira Primo, de 82 anos. Ele também participou pela primeira vez e disse pediria a Deus e a Nossa Senhora pela sua vida, saúde e também de seus familiares. Mesmo com o cansaço dos dez dias de caminhada, Senhor Rui ressaltou que a primeira coisa que ele irá fazer ao chegar será “dobrar os joelhos” em agradecimento.”

Para quem se interessar em participar da próxima edição, basta entrar em contato com o coordenador, Marco Aurélio, pelo telefone (32) 99995-6094 e iniciar a preparação.

Fonte: Site da Rádio Catedral JF