Pastoral Familiar da Província Eclesiástica de Juiz de Fora se reúne no Seminário Santo Antônio

0

Na manhã do último sábado (8), casais representantes da Pastoral Familiar da Província Eclesiástica de Juiz de Fora se reuniram no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio para uma reunião. Além dos casais, estiveram presentes o arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, e o bispo referencial da Comissão Vida e Família do Regional Leste 2 da CNBB e bispo da Diocese de São João del-Rei, Dom Célio de Oliveira Goulart. O assessor da Pastoral Familiar da Diocese de Leopoldina, Padre Márcio Arthur Junior, representou o bispo daquela diocese, Dom José Eudes Campos do Nascimento.

O vigário episcopal para Vida e Família, Padre Laureandro Lima da Silva, e o assessor da Pastoral Familiar na Igreja Particular de Juiz de Fora, diácono José Getúlio de Sá Cavalcante, também participaram do encontro. Após a leitura orante que deu início ao evento, Dom Gil e Dom Célio reforçaram a importância da Pastoral Familiar na Igreja Católica e indicaram a exortação apostólica pós-sinodal Amoris laetitia, de Papa Francisco, como referência no assunto “família”.

Segundo Dom Gil, a Pastoral Familiar é um setor muito importante na vida da Igreja. “Se nós não salvarmos as famílias, nosso trabalho todo de Igreja ficará comprometido. Este é um encontro de revisão, de ver como está indo a pastoral e dar novas pistas para que ela possa crescer em todas as nossas paróquias”.

Dom Célio comentou o trabalho realizado pela pastoral na Província Eclesiástica, formada pela Arquidiocese de Juiz de Fora e as dioceses de São João del-Rei e Leopoldina. “Tenho observado que, de fato, há um esforço muito grande dos casais em implantar e dinamizar a Pastoral Familiar nas paróquias das três dioceses. E, hoje, enquanto bispo, viemos dar o nosso apoio e nosso incentivo aos padres e aos casais para que possam fazer bem o seu trabalho”.

Em seguida, houve momento de apresentação das comissões de cada uma das dioceses da Província. A palestra do casal coordenador da Pastoral no Regional Leste 2, Valéria e Humberto, que falaram sobre a estrutura da pastoral a nível paroquial, foi o ponto alto do encontro de sábado. Ao final da reunião, todos participaram de almoço de confraternização.

Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Conteúdo Relacionado
X