Pastoral do Surdo da Arquidiocese promove atividades para marcar “Setembro Azul”

A Pastoral do Surdo Mons. Vicente de Paulo Penido Burnier, da Arquidiocese de Juiz de Fora, promove, neste fim de semana, em parceria com a Associação dos Surdos do município, encontro que marcará as celebrações do “Setembro Azul”. A programação será realizada no Salão Nobre da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora.

Na sexta-feira (22), haverá atividades entre 19h e 21h e, no sábado (23), de 9h às 18h. No domingo (24), a programação vai de 8h às 12h. Dentro da programação dos três dias de evento, estão a realização de palestras e apresentações de teatro com alunos do Curso de Libras da pastoral. O segundo dia de encontro contará com a presença do arcebispo emérito de Sorocaba, o juiz-forano Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues.

O evento é aberto ao público em geral. Os interessados em participar devem fazer inscrição na hora do evento. Será necessário o pagamento de uma taxa de R$ 10, que inclui alimentação e emissão de certificado.

O Salão Nobre da Santa Casa de Misericórdia fica na Av. Barão do Rio Branco, 3353 – Alto dos Passos.

Confira a programação do “Setembro Azul” em Juiz de Fora:

Dia 22 de setembro – Sexta-feira
19h30 – Projeção do Hino Nacional em Libras
19h40 – Dança cigana
19h30 – Palestra “Orgulho Surdo” – Lara Gontijo
20h40 – Palestra “Pastorais do Surdo” – Pe. Carlos Arlindo
21h10 – Teatro em Libras “A Bela Adormecida”

Dia 23 de setembro – Sábado
9h20 – Palestra “A missão da Igreja na diversidade” – Dom Eduardo Benes
10h – Poesia surda
10h20 – Teatro “Dona Baratinha”
12h às 14h – Almoço
14h – Palestra “Conquistas das comunidades surdas no panorama histórico” – Bruno Viana (presidente da Associação dos Surdos)
14h40 – Teatro “O patinho feio”
15h15 – Palestra “Lutas e conquistas da ASJF” – José Nicomedes (vice-presidente da Associação dos Surdos)
16h – Teatro “João e Maria”

Dia 24 de setembro – Domingo
8h – Café da manhã
9h30 – Dança árabe
10h – Teatro surdo
10h30 – Palestra “Inclusão/Central de Libras”
11h20 – Teatro “Branca de Neve”
11h40 – Encerramento – Coral “Aquarela do Brasil”

“Setembro Azul”

No mundo todo, o mês de setembro é dedicado às festividades da Comunidade Surda, pois é repleto de datas significativas que refletem sua história de lutas e conquistas. No Brasil, o Dia Nacional do Surdo é lembrado no dia 26, quando também é comemorado o aniversário de fundação da primeira escola de surdos do país.

A cor azul, escolhida para representar “O Orgulho Surdo”, presta homenagem a todos os que morreram depois de serem classificados como “surdos”, com a faixa da mesma cor amarrada ao braço, durante o nazismo alemão.

Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450