Pastoral do Menor Arquidiocesana celebra 45 anos de criação do grupo no Brasil

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

No último sábado, 27 de agosto, a Igreja do Brasil celebrou o Dia Nacional da Pastoral do Menor, recordando os 45 anos da criação da pastoral e os 16 anos da Páscoa Definitiva de seu fundador, Dom Luciano Mendes de Almeida. Na Arquidiocese de Juiz de Fora, a data foi comemorada com Missa na Igreja Nossa Senhora do Monte Serrat, no Bairro Ponte Preta.

O Assessor da Pastoral do Menor Arquidiocesana, Padre José de Anchieta Moura Lima, presidiu a Eucaristia, que contou com a presença dos agentes de nossa Igreja Particular e de crianças e adolescentes atendidos pela pastoral. “Essa data foi escolhida em assembleia nacional para homenagear Dom Luciano, que nos ensinou a fazer dos prediletos de Deus, os nossos prediletos. Após 45 anos da sua criação, continuamos com essa responsabilidade de termos um olhar diferenciado para as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, seja social ou pessoal”, explicou a Coordenadora da Pamen, Alessandra Cristina de Castro.

O Coordenador do Núcleo Dom Luciano Mendes de Almeida, do Bairro Ponte Preta, Cláudio Raul da Silva Santos, falou sobre a Missa festiva ter sido realizada em sua comunidade. “Para mim foi um momento de motivação, de alegria e de transformação na vida das crianças.” Já a educadora Alessandra Aparecida de Oliveira Silva apontou o que significa, para ela, o trabalho socioeducativo que desenvolve. “Além de gratidão, significa tirar as crianças da rua, trazê-las para dentro da Igreja, ensinar a Palavra, dar carinho, dar amor.”

Para o adolescente Carlos Alberto Otenis, de 13 anos, que é beneficiado pelo trabalho da Pastoral do Menor, o projeto aproxima as crianças da Igreja. “E também acaba livrando algumas crianças de algumas coisas que poderiam fazer no futuro, trazendo educação, respeito, amor e ensinando a compartilhar as coisas, tirando o egoísmo e melhorando a vida de todos”, completou.

*Com fotos da Coordenadora da Pamen, Alessandra Cristina de Castro

Veja Também