Paróquia incentiva fiéis a agradecerem aos profissionais da saúde através de cartas

Representação dos bilhetes e cartas de agradecimentos aos profissionais que trabalham em hospitais/Foto: Pixabay

Neste ano, a festa do padroeiro da Paróquia São Pedro, em Juiz de Fora, teve enfoque nos gestos concretos com os mais necessitados. Em vista disso, foram pensadas algumas campanhas, como arrecadação de alimentos e agasalhos. No entanto, chamou atenção a iniciativa de enviar agradecimentos aos profissionais da saúde e os colaboradores que seguem no desafio de superar a pandemia.

Segundo o vigário da paróquia, Padre Ronny Moreira, o gesto foi idealizado para ser um incentivo “para que pudessem continuar firmes assumindo a sua missão de lutar pela vida”.  Ele contou, também, que a campanha conquistou grande adesão. “Muitas pessoas trouxeram cartas. Elas foram encaminhadas aos profissionais, que ficaram gratos pelo reconhecimento do seu esforço e pelas palavras carinhosas dos paroquianos”.

No início deste mês, as cartas foram entregues em alguns hospitais da cidade por um médico, Dr. Felipe Vieira, a pedido dos padres da paróquia. “Entreguei na Santa Casa, na Maternidade, no HPS, na Unimed, e a receptividade em todos os lugares foi muito boa. Entreguei diretamente na direção de cada hospital, para que eles pudessem providenciar a melhor maneira de passar para os funcionários. Todos os lugares se sentiram muito tocados pela iniciativa da comunidade, de ver que a população pensa em todos os profissionais que trabalham nos hospitais”, explicou Felipe.

Ele destacou que a inciativa visava agradecer todos os profissionais que trabalham em hospitais, não só os da área da saúde. “Deixei claro que são todos os profissionais, da copa, o pessoal da faxina, que ajuda na manutenção, porque todos eles trabalham em prol do paciente, todos esses serviços também são cuidados com o paciente. O pessoal se sentiu muito tocado”.

Carta de uma das paroquianas/ Imagem cedida pela Pascom da paróquia.

A agente da Pastoral da Comunicação que ajudou na campanha, Isabelle Nascimento, comentou o que significou para ela presenciar as pessoas realizando o gesto concreto proposto. “Ver que tantos paroquianos se mobilizaram para que isso fosse possível é sinal de que, mesmo na adversidade, estamos unidos. A Paróquia de São Pedro é grata a cada um que na sua simplicidade ajudou e continua a ajudar a levar esperança de que dias melhores virão”.

Uma das paroquianas que aceitou participar da iniciativa é Rosangela Sobreira, enfermeira aposentada. Em entrevista, ela contou que sabe como é estar na “linha de frente da luta pela vida”. “Muito antes desta pandemia, depois que me aposentei, já rezava pelos profissionais da saúde por conhecer a dura batalha diária dos plantões que pareciam intermináveis. Esses profissionais são instrumentos de Deus, tentam aliviar a dor do paciente e merecem nosso carinho, respeito e gratidão”, disse ela.

Rosangela ainda afirmou desejar agradecê-los pessoalmente e saber o poder que tal gesto possui. “A gratidão é um sentimento nobre e quem o recebe sente que seu esforço foi reconhecido e valorizado.  Não que esperem por isso, mas quando recebem sei que a alegria e a esperança de dias melhores enchem seus corações. Um sorriso, um obrigado aquece o coração de quem os recebe”, falou ela relacionando as cartinhas enviadas.