Paróquia de Rosário de Minas comemora seus 140 anos de evangelização

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, localizada no Distrito de Rosário de Minas, está em festa por seus 140 anos de trabalhos ininterruptos. Para abrir as celebrações de aniversário de fundação, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu na manhã domingo (25) a Santa Missa de Ação de Graças.

Da esquerda para a direita, Frei Carlos, Dom Gil e Frei Lindomar

Ao lado dos frades franciscanos conventuais, encarregados de cuidar desta paróquia, Dom Gil recordou que o templo foi criado ainda no tempo do império, no dia 26 de setembro de 1882. “Os documentos nos indicam a aprovação do imperador, Pedro II, e criação da paróquia pelo Bispo de Mariana. É um momento de grande alegria e ação de graças, imaginar que são cento e quarenta anos de serviços ao reino de Deus, prestados aqui, de celebrações realizadas, de catequese e tantas coisas que aqui se passaram durante esse tempo todo”, afirmou o Pastor Arquidiocesano.

Pe. Frei Carlos Roberto de O. Charles, OFM Conv., Administrador Paroquial agradeceu por todo trabalho realizado no local. “Nós podemos dizer é sempre uma palavra de gratidão, de mostrar que a Igreja está viva, dinâmica e sempre se refazendo e se reatualizando, dentro daquilo que ela nos propõe ao longo dos tempos. Gratos por isso, nos depositamos aos pés de Nossa Senhora para que ela continue nos indicando o caminho, nos ajudando a rezar e nos propulsionando nesta missão evangelizadora e missionária na nossa diocese”.

Benção para as novas ministras

Para os paroquianos o momento foi bastante especial. “Nos sentimos muito orgulhosos. Sou filha do rosário, frequento essa igreja desde os sete anos, estou com 89 anos, dou muita graças a Deus pois Nossa Senhora me dá muita força. Que Deus abençoe nossa paróquia”, relatou Dona Elenita Augusto Novaes, uma das frequentadoras mais antigas do lugar.

A Eucaristia foi marcada também pela investidura de 6 novas Ministras Extraordinários da Sagrada Comunhão. Durante o rito, Dom Gil abençoou as vestes litúrgicas, recebeu os votos de aceitação e os aspergiu com água benta.

Missão Franciscana

Em preparação para a festa da paróquia, que será iniciada nesta semana, os frades e formandos dos Franciscanos Conventuais realizaram, entre os dias 23 a 25 de setembro, uma evangelização porta a porta no distrito. Inspirados pelo evangelho e por Francisco de Assis, buscaram promover uma experiência de encontro com Jesus Cristo. “De dois em dois, nós fomos visitando as casas, batemos as portas. Graças a Deus fomos muito bem acolhidos por todos os moradores aqui de Rosário de Minas, tanto católicos, como também nossos irmãos evangélicos. Tivemos esse momento de grande graça, partilhar o evangelho não só de levar a palavra de Deus aqueles que nos receberam, mas também de receber. Eu acredito que quando nós fazemos a missão nós que estamos, vamos dizer à frente, somos o que os que mais recebemos. Nós temos a oportunidade de reconhecer Jesus Cristo nessas pessoas. E conhecer uma outra face da igreja, aquela igreja mais simples, a igreja doméstica, a igreja que necessita de nós, contou Frei Ricardo da Cruz, OFMConv, responsável pela missão.

O Frei ainda explicou o cenário local: tanto o distrito de Rosário de Minas, quanto a paróquia, são mais antigos que a Diocese de Juiz de Fora, no meio rural, com muitos idosos, possuindo muitos desafios ligados a locomoção. “Essa necessidade de nós irmos ao encontro, como pede o Papa Francisco: Uma igreja em saída. Então, nós vamos ao encontro para também tentar reavivar essa chama para fazer com que o povo volte. Queremos resgatar esse povo para que possa voltar a ser ativo dentro da nossa paróquia, que possa voltar a avivar aqui dentro da nossa paróquia. Nossa igreja tem claro o papel essencial do sacerdote, de nós frades, mas também a comunidade. A Igreja somos todos nós, nós todos somos partes da igreja e precisamos dessa consciência de comunidade, de igreja comunitária. ”

Jubileu da padroeira

A partir do dia 28 de setembro tem início a nossa novena em louvor a Nossa Senhora do Rosário. A festividade também chamada de “jubileu”, tem sua festa social nos dias 14, 15 e 16 de outubro, com as nossas barraquinhas, procissões e quermesse. No dia 15 de outubro também acontece a tradicional Caminhada Mariana. Com início em Valadares, ao longo do percurso os peregrinos de toda a Forania Nossa Senhora da Conceição rezam o Santo Rosário.

“Caminhamos unidos com Maria justamente para implorar as bênçãos de Deus sobre cada um de nós. Isso é assim que estamos marcando o jubileu dos 140 da nossa paróquia Nossa Senhora do Rosário”, disse Frei Carlos Charles em entrevista.

Confira mais fotos deste momento em nossa galeria.

Veja Também