Papa Francisco se encontra com bispos de Minas Gerais e Espírito Santo

*Bispos na Basílica Papal de Santa Maria Maior
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Nesta quinta-feira (20), (arce)bispos dos Regionais Leste 2 (Minas Gerais) e Leste 3 (Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se encontram com o Papa Francisco no Vaticano, em Roma. Num dos momentos mais esperados da Visita Ad Limina Apostolorum, a audiência com o Santo Padre será realizada às 16h (horário de Roma), na Biblioteca do Vaticano, Secretaria de Estado.

Durante o encontro com o Papa Francisco, os (arce)bispos apresentam o relatório pastoral das (arqui)dioceses, enviado meses antes. Esse documento abrange as questões administrativas, o ministério do (arce)bispo, o funcionamento da Cúria Diocesana, a vida dos sacerdotes, a situação dos seminários e das vocações, congregações religiosas, as celebrações litúrgicas, os ministérios leigos, a catequese, as escolas católicas, as pastorais e movimentos, as relações ecumênicas, a presença da Igreja nos meios de comunicação e o relacionamento com o poder público, entre outras questões.

Segundo o Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, este é o momento mais esperado da viagem. “É o ponto máximo da visita. Teremos duas horas de encontro em comunidade, numa sala ampla do Vaticano, onde vamos visitá-lo, ouvi-lo e ter oportunidade, inclusive, de diálogo pessoal com ele. Este é o momento de levarmos sobretudo o sinal da nossa fidelidade, da nossa comunhão de coração e de nosso apoio ao Sucessor de Pedro. Papa Francisco tem sido um mensageiro de Deus para todos nós, uma pessoa que ama a Igreja, quer o bem da Igreja e nos ajuda a entender tudo aquilo que devemos ser e como a Igreja deve se comportar.”

A visita acontece até o dia 26 de outubro e reúne uma comitiva formada por 28 bispos de Minas Gerais e 4 do Espírito Santo. Também conta com a presença de Dom João Justino de Medeiros Silva, Arcebispo Metropolitano de Goiânia (GO).

*Com informações de Janaina Santos
Assessoria de Comunicação da Visita Ad Limina

Veja Também