Papa: fim de semana com os jovens, em vista do Sínodo

Setenta mil jovens italianos de 16 a 19 anos participarão, neste fim de semana, em Roma, de dois eventos com a presença do Papa Francisco em vista do Sínodo da Juventude de outubro próximo. O primeiro encontro será no Circo Máximo (centro histórico da cidade) e o segundo, na Praça São Pedro.

No total, espera-se a participação de mais de cem mil jovens de todo o país, sendo que 195 dioceses estão envolvidas na programação. “Falamos de algo que está movimentando toda a Península, invadida por um exército unido e pacífico”, disse o Presidente da CEI (Conferência Episcopal Italiana) e arcebispo de Perugia, Cardeal Gualtiero Bassetti, apresentando o evento à imprensa, na terça-feira (7).

A escolha da Igreja, explicou, quer ser “uma grande pedagogia”. Em relação às peregrinações que os jovens estão fazendo nestes dias do norte ao sul da Itália, disse que “caminhar juntos é formativo para os jovens: lado a lado com o outro, em silêncio, entram em si mesmos longe da frenesia da vida cotidiana”.

“Pedagógica é também a modalidade das peregrinações, que não são apenas uma visita aos lugares, mas também às pessoas, aos santos do território, aos lugares do sofrimento”, observou o cardeal. Caminhando com os jovens, estarão também 120 bispos.

Primavera da humanidade

“É a melhor maneira de se preparar para o Sínodo; os jovens não são um objeto no qual a Igreja está interessada, mas um sujeito vivo. Estamos esperando muito destes encontros”, acrescentou o Presidente da CEI, “porque queremos ouvir uma nova mensagem do Papa. Os jovens que marcham em direção a uma primavera de história e humanidade. E nós vamos junto com eles”.

“Nos dias 11 e 12 de agosto, serão envolvidos também os jovens migrantes, que poderão participar graças à ajuda nas despesas para viagem e a um par de sapatos novos, presenteados para a caminhada”.

Papa: envio e benção dos dons italianos

Ainda sobre o programa, Pe. Michele Falabretti, responsável da Pastoral Juvenil na CEI, adiantou que haverá eventos de espiritualidade (vigílias de oração), cultura e arte (um percurso em meio a obras de Caravaggio, na Igreja de São Luis dos Franceses).

Ao final da missa de domingo, na Praça São Pedro, o Papa vai confiar aos jovens o mandato missionário, abençoar uma imagem de Nossa Senhora de Loreto e uma cópia do crucifixo de São Damião que, desde a JMJ de 1987, em Buenos Aires, são os dons oferecidos pela Igreja italiana às Jornadas. Abençoadas no domingo, acompanharão a delegação jovem italiana ao Panamá, em janeiro de 2019.

*Fonte: Vatican News