Papa ao receber bispos do Brasil: como um pai que reúne a família

Papa com os bispos na visita ad Limina
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Dom Jesús María López Mauleón, bispo da Prelazia do Alto Xingu-Tucumã, está em Roma por ocasião da visita ad Limina dos bispos dos Regionais Norte 2 (Pará e Amapá) e Norte 3 (Tocartins) da CNBB. O espanhol, natural de Mues, em Navarra, na Espanha, faz parte da Ordem dos Agostinianos Recoletos (OAR). De volta à Europa, o prelado também participou do encontro com o Papa Francisco na última segunda-feira (27), num colóquio de três horas de “um pai quando reúne a família” e quer saber das novidades, em especial, da Amazônia:

“Trazemos a alegria de quem tem esperança; os desafios de quem está castigado e uma grande alegria de poder dizer ao mundo que Jesus está no centro e que vai nos orientar em tantas coisas que nos pede uma união. Estamos caminhando juntos e o Papa está olhando para nós com tanto carinho que nos privilegia com documentos que nos motiva a estar ali, com o povo sentido, ajudando no que podemos. O encontro foi maravilhoso, como um pai que reúne a família, conta as histórias simples, convidando a falar como se estivêssemos em casa: ‘aqui está a casa, aqui está o banheiro, aqui está a água…’. Foram três horas, com muitos temas: ele conheceu um pouco mais de concreto (da Amazônia) e nós conhecemos um Santo Padre além daquele que conhecíamos pela mídia.”

“Na prática, o Papa está sendo como um pai de família, que ama todos e que prega sempre a confiança: escutar e ser escutado.”

A Prelazia do Alto Xingu-Tucumã

O espanhol exerceu o ministério pastoral na Espanha durante 18 anos como vigário paroquial e professor nas décadas de 80 e 90, quando teve um primeiro contato com o Brasil em 1999 para um curso intensivo de inculturação e português em Brasília. Nos anos 2000 voltou ao país em nova missão, passando pelo Espírito Santo, São Paulo, Amazonas e Fortaleza até o Papa Francisco criar a nova Prelazia do Alto Xingu-Tucumã, com sede em Tucumã, no interior do Pará, em 2019, nomeando como primeiro Bispo Prelado, o próprio frade agostiniano Jesús María López Mauleón. Nessa nova prelazia, os missionários xaverianos trabalham há mais de 40 anos com a pastoral indigenista e em três paróquias: Santa Rita em Ourilândia do Norte, São Félix em São Félix do Xingu e Nossa Senhora Aparecida em Tucumã.

Fonte: Site Vatican News

Veja Também