Pais de alunos, educadores e funcionários das escolas católicas participam de Missa na Catedral

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Na tarde do último sábado, 27 de agosto, as famílias dos alunos das escolas católicas de Juiz de Fora reuniram-se em Celebração Eucarística na Catedral Metropolitana. A Missa, presidida pelo Vigário Episcopal para Educação, Comunicação e Cultura, Padre Antônio Camilo de Paiva, e concelebrada pelo Reitor do Colégio dos Jesuítas, Padre Marco Antônio de Oliveira Santos, SJ, também contou com a presença dos educadores e funcionários das instituições de ensino. O Diácono Antônio Valentino serviu ao Altar.

Padre Camilo representou o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, que já se encontrava em Aparecida (SP) para a 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), mas que assistiu a Eucaristia ao vivo, pela WebTV “A Voz Católica”. O sacerdote, que também é Reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, falou do papel da celebração no calendário da Pastoral da Educação. “É um momento em que nós celebramos a família das famílias, ou seja, a Igreja é uma família de famílias. E no caso, aqui, a família de cada escola, que representa o ideal educativo de cada fundador daquela congregação religiosa.”

Para Daniel Ribeiro, membro da Pastoral da Educação Arquidiocesana e Diretor do Colégio Católico Comunidade Resgate, a Missa é uma oportunidade de oração pelas famílias. “Nós reunimos os educadores, as nossas escolas, chamamos as famílias para que a gente possa rezar pela união das famílias, pela restauração, pela manutenção daquela família que já busca um caminho de Deus. Então é um momento de oração e principalmente de unidade da Igreja, que é um reflexo dessa unidade que a gente busca fazendo a pastoral.”

Padre Camilo ainda ressaltou que a família é a principal educadora, mas que precisa fazer alianças. “Como Deus fez aliança com a humanidade, como Cristo fez a nova e eterna aliança conosco, os pecadores, é preciso que a família também faça alianças: aliança com a escola, aliança com a Igreja, aliança com os diversos atores sociais. É aquele provérbio africano que o Papa cita no Pacto Global de Educação e que a Campanha da Fraternidade deste ano também cita, ‘é preciso uma aldeia para educar uma criança’, porque a vida tem diversas nuances, diversos matizes, e cada pessoa é um educador.”

Além da Missa com as famílias, a Pastoral da Educação Arquidiocesana promove, todos os anos, uma manhã de espiritualidade para os educadores católicos. O grupo, que congrega representantes das instituições de ensino confessionais, ainda se reúne com o Arcebispo a cada dois meses.

Clique aqui e confira mais fotos da celebração de sábado.

Veja Também