*Informações retiradas do site do Regional Leste 2 da CNBB
Representantes, coordenações e assessores eclesiásticos das Pastorais Sociais que integram a Comissão para a Justiça, Caridade e Paz do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil se reuniram no sábado, 22 de julho, no Recanto Unitas, em Belo Horizonte (MG).
O encontro reuniu 28 participantes entre padres e leigos (as) representando as Pastorais da Aids, Carcerária, Pessoa Idosa, Povo de Rua, Operária, Saúde, Surdo, Criança, Cáritas, Comissão Pastoral da Terra (CPT) e Fórum das Pastorais Sociais. A Arquidiocese de Juiz de Fora foi representada pelo Assessor Eclesiástico da Pastoral Carcerária Arquidiocesana, Padre Welington Nascimento, e pelo Padre José Leles da Silva, representando a Pastoral Social da Saúde.
A reunião teve por objetivos contextualizar o espírito das Pastorais Sociais do Regional Leste 2 diante o momento nacional e os desafios históricos dos movimentos sociais. A metodologia da reunião foi conduzida pelos bispos referenciais da Comissão, Dom Marco Aurélio Gubiotti, bispo diocesano de Itabira/Cel. Fabriciano, e Dom Aloísio Vitral, bispo diocesano de Teófilo Otoni. Participaram também da reunião, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Vicente de Paula Ferreira, e o secretário executivo do Regional Leste 2, Padre Roberto Marcelino.
Por meio de partilhas, os assessores e coordenadores (as) das Pastorais Sociais pontuaram seus desafios e esperanças diante os trabalhos desenvolvidos. “Vários padres referenciais e leigos se encontrando para pensar a ação evangelizadora na Igreja naquelas situações mais vulneráveis de vida. Foi um encontro muito rico, de troca de experiência, de partilha, em que pudemos ouvir sobre os vários trabalhos que vêm sendo realizados”, comentou Padre Welington.
O grupo levantou também propostas de ações concretas para a realização de mais um encontro neste ano, nos dias 14 e 15 de outubro, sujeito a confirmação, e uma agenda para 2018 com formações voltadas para a espiritualidade.
Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450