Padres da Arquidiocese participam da primeira reunião do clero e das comemorações pelos 90 anos do Seminário Santo Antônio

0

*Texto: Leandro Novaes (Folha Missionária)

Na manhã da última terça-feira, 1º de março, os padres da Arquidiocese de Juiz de Fora participaram da primeira reunião do clero de 2016. A data também foi motivo de comemoração pelos 90 anos do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio.

A acolhida dos sacerdotes aconteceu durante um café da manhã na Cúria Metropolitana. Em seguida, o arcebispo metropolitano Dom Gil Antônio Moreira abriu os trabalhos da reunião. Pela manhã, os presbíteros assistiram a uma palestra ministrada pelo Frater Henrique Cristiano José Matos, com o tema “A Misericórdia e a Casa Comum”, em consonância com o tema da Campanha da Fraternidade 2016.

Às 11h30, os padres concelebraram com Dom Gil uma missa festiva, na capela do Seminário, em comemoração ao aniversário da instituição. A celebração contou com a presença do arcebispo metropolitano de Sorocaba (SP), Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, que é natural de Juiz de Fora, foi aluno e reitor do Seminário.

Logo no início da missa, Dom Gil pediu que os sacerdotes dessem o abraço da paz, celebrando o aniversário do Seminário Santo Antônio. Durante a homilia, ele leu um breve histórico sobre a instituição, lembrando de todos os reitores que passaram a administração. O texto falava, ainda, dos grandes feitos de Dom Justino José de Santana, primeiro bispo da então Diocese de Juiz de Fora, como a fundação do Seminário, do Patronado São José (que atende às crianças carentes) e a criação do jornal “O Lampadário”.

Após a celebração, todos foram convidados a participar de um almoço festivo, antes de retornarem para as atividades da primeira reunião do clero deste ano. À tarde, os religiosos assistiram a palestras sobre a Campanha da Fraternidade e a respeito da preservação do Rio Paraibuna. Ao final, depois das comunicações habituais e encaminhamentos, Dom Gil lançou oficialmente o Catálogo 2016 da Arquidiocese de Juiz de Fora, que foi entregue aos presentes.

Clique aqui e confira as fotos do dia festivo. 

Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Conteúdo Relacionado
X