Padre Rafael Nascimento toma posse na paróquia de Chácara e quase-paroquia de Filgueiras

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Neste final de semana, em uma única celebração, o Padre Rafael Coelho do Nascimento iniciou duas novas missões: ele será administrador paroquial da Paróquia São Sebastião, no município de Chácara, e na Quase-Paróquia São Geraldo, no bairro Filgueiras, em Juiz de Fora. A cerimônia de posse ocorreu na manhã do domingo (7), na paróquia dedicada ao santo mártir.

A Missa do Domingo da Misericórdia foi presidida pelo Monsenhor Luiz Carlos de Paula, concelebrada pelo Padre Leandro Monaia, além do Padre Rafael. A Eucaristia foi assistida pelo diácono permanente Willian Dias da Silva.

A igreja de Chácara esteve lotada para este momento de apresentação e acolhida. Segundo Padre Rafael, o novo tempo de inicia, onde seu lema sacerdotal é propício de ser recordado: “Reaviva o dom de Deus que é em Ti” (Tm 1, 6). “Quero juntamente com o povo destas paróquias, caminharmos junto, neste espírito de sinodalidade, de comunhão, buscando Jesus eucarístico, a partir dele, o fluir da missão. Então hoje é um momento de muita alegria, ao mesmo tempo a gente fica um friozinho na barriga, mas com certeza, confiamos a Deus, a intercessão de nossa Senhora, de São Sebastião e São Geraldo, esta nova missão” falou ele.

Paroquianos de diversas comunidade estiveram presentes, tanto de Chácara, quanto de Filgueiras, além dos paroquianos de São Miguel e Almas, de Santos Dumont (MG), que “entregaram” o padre para a nova porção do povo de Deus confiada ao sacerdote, que esteve com os cidadãos sandumonenses desde seus tempos de seminarista.

Durante a celebração o sacerdote fez a Profissão de Fé, a Renovação das Promessas Sacerdotais e o Juramento de Fidelidade. Em seguida, recebeu símbolos do ministério que iniciava. “A Missa é de posse, mas os paroquianos que tomam posse do padre”, afirmou Pe. Rafael ao final da celebração. Ele também agradeceu a todos, pediu orações e mostrou-se animado para o novo capítulo de sua história.

Chegadas e partidas

Em entrevista, o Vigário Geral da Arquidiocese, Monsenhor Luiz Carlos, comentou sobre o atual momento da Igreja Particular de Juiz de Fora. “Nesse ano do centenário, nós estamos tendo muitas mudanças, muita transferência de padres, então, é importante que a comunidade entenda a necessidade da mudança, agradeça aquele que está saindo e acolha o que está chegando. Então, nós pedimos a Deus que abençoe, que ilumine o Padre Rafael para que ele possa estar unido à comunidade e a comunidade unida a ele. É muito importante caminhar junto à comunhão, vai levar a uma missão eficaz na construção do reino de Deus, que Deus abençoe, que Deus ilumine o Padre e o povo para que todos possam caminhar juntos”.

Ao final da Eucaristia, os paroquianos de Chácara leram uma mensagem de boas-vindas ao padre. “ A partir de hoje, o senhor passa a ser membro de cada família das nossas comunidades. Compartilhará conosco todos os momentos, sejam eles de sofrimentos ou de alegrias. Temos a certeza que o senhor cuidará de cada um de nós como o pastor cuida de cada ovelha do rebanho”, afirmava o texto.

Além da acolhida, houve a despedida. Os paroquianos de Santos Dumont também disseram belas palavras de gratidão ao padre, reafirmando a força das amizades alicerçadas em Cristo.

Ao término da celebração, todos foram convidados para um café na quadra da cidade.

Confira mais fotos desta cerimônia em nossa galeria.

Veja Também