Padre Expedito Lopes de Castro inicia comemorações do Jubileu de Prata

*Foto cedida por Padre Expedito
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

O Padre Expedito Lopes de Castro comemora, no dia 13 de dezembro deste ano, 25 anos de vida sacerdotal. As celebrações do ano jubilar foram iniciadas no último domingo (27), quando o presbítero presidiu Eucaristia no Santuário Basílica Bom Jesus do Livramento, em Liberdade (MG). A Missa foi concelebrada pelo Reitor do Santuário, Padre Ivair Carolino, e transmitida ao vivo pelo YouTube.

*Foto cedida por Padre Expedito

Padre Expedito explicou o motivo de iniciar as comemorações naquele templo. “Pelo simbolismo deste local para minha experiência sacerdotal, já que lá fui pároco por quase cinco anos, para a nossa Arquidiocese e por ser um centro de peregrinação de romeiros. Também penso o quanto é importante divulgar a história da imagem de Bom Jesus e o próprio Santuário, para que mais pessoas o conheçam.”

A intenção do sacerdote é celebrar missas em ações de graças em todas as paróquias pelas quais passou. No dia 24 de abril, por exemplo, a visita será à Paróquia Nossa Senhora das Dores, de Bias Fortes (MG). Lá a celebração está marcada para as 16h. Serão divulgadas posteriormente quando e onde serão realizadas as próximas celebrações.

A mais especial delas, contudo, já está marcada: a cidade-natal de Padre Expedito, Piau (MG), também sediará uma Eucaristia festiva, exatamente no dia em que ele completa 25 anos de sacerdócio. A Missa, marcada para as 19h, será presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira.

As celebrações pelo Jubileu de Prata têm o lema “Não temas… Eu te resgatei, chamei-te pelo nome: tu és meu!” (Is 43,1).

Trajetória

*Posse de Padre Expedito na Paróquia Nossa Senhora de Fátima (dezembro/2018)

Ao fazer um balanço das mais de duas décadas de vida presbiteral, Padre Expedito revela que o tempo passou rápido. “Muitos sonhos realizados, mas muitos ainda são projetos. Sorrisos e lágrimas. Muitas amizades, muitas perdas também.” Ele afirma sentir-se mais forte hoje. “A experiência me ajudou a superar momentos difíceis e me impulsiona a continuar a caminhada com esperança de que ainda posso ajudar muito a anunciar o Reino de Deus e as pessoas.”

Além do Santuário Basílica Bom Jesus do Livramento e da paróquia de Bias Fortes, o sacerdote já passou pelas seguintes comunidades: São Miguel e Almas, em Santos Dumont (MG); Nossa Senhora de Lourdes, de Pedro Teixeira (MG); Catedral Metropolitana, em Juiz de Fora; e Nossa Senhora Mãe de Deus, no Bairro de Lourdes. Durante seis anos, Padre Expedito serviu como Capelão da Polícia Militar, período em que também trabalhou na Quase-Paróquia São Geraldo, do Filgueiras, e na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, do Francisco Bernardino. Desde dezembro de 2018, ele é o Administrador da Paróquia Senhora de Fátima do Bairro Barbosa Lage.

Vocação que se renova

O presbítero, de 57 anos, pode ser considerado um “padre da comunicação”. Ele protagoniza o programa “Encontro com Deus”, transmitido pela Rádio Catedral de segunda a quinta-feira, às 11h30. “Me recordo, com muita saudade, do Monsenhor Miguel Falabella. Ele me indicou para dar continuidade ao trabalho na Rádio Solar AM quando Padre Camilo foi para a Itália. Lembro o dia em que fiz o primeiro programa na Rádio. Eu estava muito ansioso, nervoso, tremendo muito. Dou risadas quando lembro. O trabalho como evangelizador no rádio marca um momento novo na minha caminhada. Oportunidade de estar presente em tantos lares, abençoando tantas famílias”, observa. A atração passou a ser transmitida pela Rádio Catedral após o fechamento da Rádio Solar.

Além dos perfis no Instagram e Facebook, outro projeto na era digital é o canal no YouTube. “O projeto surgiu bem tímido. Na divulgação da devoção a São Peregrino, protetor contra o câncer, eu precisava aproveitar cada oportunidade. Fui implementando o canal, divulgando vídeos e chegamos hoje a quase oito mil inscritos. O vídeo onde rezo o terço de São Peregrino tem mais de 513 mil visualizações”, conta.

Padre Expedito ressalta que é preciso aproveitar cada espaço nas redes sociais para evangelizar. “Como nos lembra o Sínodo Arquidiocesano, é preciso anunciar o Evangelho pelas ruas e sobre os telhados. O padre precisa ser um homem de oração e também um ‘especialista em relacionamento’. O relacionar-se hoje pede de nós, presbíteros, presença constante na vida das pessoas, ajudando e recebendo ajuda em todo o processo de evangelização.”

Veja Também