Eleita nova presidência do Regional Leste 2 da CNBB

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Dom José Carlos de Souza Campos, Arcebispo de Montes Claros (MG) foi reeleito na tarde dessa quarta-feira, 31 de maio, como Presidente do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O Episcopado do Estado de Minas Gerais também escolheu Dom Airton José dos Santos, Arcebispo de Mariana (MG), como Vice-Presidente e Dom Joel Maria dos Santos, Bispo Auxiliar de Belo Horizonte (MG), como Secretário. A eleição foi realizada durante a Assembleia do CONSER.

Por meio de eleição, os arcebispos e bispos mineiros também escolheram os novos referenciais das Comissões Episcopais Pastorais que estarão à frente de cada uma delas durante o quadriênio 2023 – 2027. Dom Roberto José da Silva, Bispo de Janaúba, foi eleito para a Comissão para a Ação Missionária. Para estar à frente da Comissão para a Ação Social Transformadora, foi definida a reeleição de Dom Otacilio Ferreira de Lacerda, Bispo de Guanhães, e de Dom Marco Aurélio Gubiotti, Bispo de Itabira e Coronel Fabriciano, para a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética.

Por sua vez, a Comissão de Bens Culturais da Igreja terá Dom Geovane Luís da Silva, Bispo nomeado para Divinópolis, como referencial. Para estar à frente da Comissão para a Comunicação foi eleito Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, Bispo Auxiliar de Belo Horizonte.

A nova Comissão para a Ecologia Integral e Mineração terá Dom Francisco Cota de Oliveira, Bispo de Sete Lagoas, como referencial. Já a Comissão para o Ecumenismo será comandada por Dom Cláudio Nori Sturm, O.F.M.Cap., Bispo de Patos de Minas. Como referencial da Comissão para a Educação e Cultura, Dom Pedro Cunha Cruz, Bispo da Campanha, foi reeleito para seu segundo mandato.

Também foi reeleito Dom José Eudes Campos do Nascimento, Bispo de São João del-Rei, como referencial da Comissão para a Juventude e Dom Messias dos Reis Silveira, Bispo de Teófilo Otoni, como referencial da Comissão para o Laicato.

O Bispo de Paracatu, Dom Jorge Alves Bezerra, SSS, foi eleito referencial da Comissão para a Liturgia para o quadriênio 2023-2027. E o Episcopado também elegeu Dom Nivaldo dos Santos Ferreira, Bispo Auxiliar de Belo Horizonte, como referencial da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada. Por fim, Dom Edson José Oriolo dos Santos, Bispo de Leopoldina, foi reeleito para a Comissão para a Vida e Família.

Outras definições

Para a Cáritas, foi definido que Dom Darci José Nicioli, Arcebispo de Diamantina, será o bispo referencial. Já para o Conselho Fiscal foram eleitos: Dom José Aristeu Vieira, Bispo de Luz; Dom Antônio Carlos Felix, Bispo de Governador Valadares, e Mons. José Hamilton de Castro. Para o Conselho Permanente foram escolhidos: Dom José Luiz Majella Delgado, Arcebispo de Pouso Alegre; Dom José Lanza Neto, Bispo de Guaxupé, e Dom Pedro Cunha Cruz.

*Com informações do site do Regional Leste 2

Veja Também