Nova Diretoria e Conselho Fiscal tomam posse Conselho Metropolitano da SSVP

Dom Gil e os membros da diretoria e conselho fiscal
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Aconteceu no último domingo, dia 17 de outubro, a Solenidade de Posse da Csc. Venina Aparecida de Souza, Diretoria e Conselho Fiscal do Conselho Metropolitano de Juiz de Fora (CMJF), da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP). A solenidade de posse teve início com a Santa Missa, na Capela São Vicente de Paulo, no centro de Juiz de Fora.

Presidida por Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, e concelebrada pelo Padre Cássio Barbosa de Castro, Assessor Espiritual do Conselho Metropolitano de Juiz de Fora, a celebração foi um momento de abençoar a missão da nova diretoria.

“Hoje estamos celebrando de maneira festiva esta missa para dar posse a nova presidente do Conselho Metropolitano da SSVP. Primeira vez que uma consórcia ocupa este espaço. A gente quer agradecer a Deus pelo trabalho incansável das nossas consórcias, elas são muitas. Venina, portanto, representa todas essas senhoras que aos poucos foram introduzidas nesta sociedade fundada por Frederico de Ozanan em 1833”, declarou Dom Gil, em entrevista.

Durante o sermão, o Arcebispo falou sobre a ligação dos Vicentinos com o evangelho do dia. Ele explicou que Jesus pregava um reino de humildade, para que os apóstolos não ficassem procurando aplausos. “Aqui eu quero fazer uma referência a SSVP. Eles entenderam bem essa palavra. Serviram aos pobres de maneira mais humilde. O que mais me encanta é que o confrade e a consórcia fazem sem querer aparecer. Quantos foram socorrer pobres e ninguém nunca ficou sabendo? Queremos servir, colocarmos a disposição de Deus, vendo na pessoa do pequenino a pessoa de Jesus.”

Antes do final da celebração, os vicentinos apresentaram, aos presentes, a nova diretoria e realizaram homenagens a nova Presidente e a Nossa Senhora, pedindo as bênçãos dos céus para o novo trabalho iniciado.

Em entrevista, Venina Aparecida de Souza, nova presidente, falou sobre as expectativas para sua nova missão. “Assumimos com a consciência que teremos muito trabalho. Como disse Dom Gil, muitas famílias perderam tudo. Mas não tenho medo e minha equipe é de excelência. Espero que todos abracem [o trabalho] com a gente, para fazermos o melhor para nossos pobres”.

O Presidente do Conselho Nacional do Brasil (CNB), Cristian Reis da Luz, esteve participando da celebração e falou de sua satisfação com o momento histórico. “Estamos aqui muito felizes na Sociedade São Vicente de Paulo. Atualmente estou como presidente do Conselho Nacional do Brasil e temos percebido as mulheres entrando na liderança dos conselhos metropolitanos. É a primeira vez que nós temos uma mulher aqui na área do Conselho Metropolitano de Juiz de Fora e é uma alegria. Eu tenho certeza que com a doçura da Venina, nós vamos ter grandes ganhos para a Sociedade São Vicente de Paulo, em Juiz de Fora. Que deus abençoe o trabalho da nova diretoria”.

Na sequência ocorreu o Ato de Posse. A mesa foi composta pelo Cfd. Cristian Reis da Luz, Presidente do Conselho Nacional do Brasil (CNB), Cfd. Sebastião Carlos Alves Coelho, 2° Vice-Presidente do Conselho Metropolitano de Juiz de Fora, Cfd. José Maria Ribeiro Sampaio, Presidente do Conselho Central São João Nepomuceno, Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Csc. Venina Aparecida de Souza, Presidente empossada do Conselho Metropolitano de Juiz de Fora, Csc. Altamira Sobreira de Souza, e Jaqueline de Souza Oliveira, respectivamente mãe e filha da Csc. Venina.

Foram empossados como membros da Diretoria do Conselho Metropolitano de Juiz de Fora:

Nova presidente

Csc. Venina Aparecida de Souza – Presidente;

Csc. Rosirene Emídia Anastácio Costa – 1a Vice-Presidente;

Cfd. Oldair Sobreira de Paula – 2° Vice-Presidente;

Csc. Michelle Lopes de Paula Ribeiro – 1a Secretária;

Csc. Juliana Henrique Gomes de Rezende – 2a Secretária;

Cfd. Marco Aurélio Guiducci – 1° Tesoureiro;

Cfd. Carlos Henrique Machado Silva – 2° Tesoureiro;

Csc. Paula Soleiro dos Santos – Coordenadora da Comissão de Jovens (CJs);

Csc. Josiane Campos Chaves Guiducci – Coordenadora da Escola de Capacitação Antônio Frederico Ozanam (ECAFO);

Csc. Suely Emídio de Castro – Coordenadora das Conferências de Crianças e Adolescentes (CCAs);

Cfd. Wandemberg Rodrigo Medeiros – Coordenador do Departamento de Comunicação (DECOM);

Cfd. José Célio da Silva – Coordenador de Departamento de Normatização e Orientação (DENOR);

Cfd. Michel Antônio da Silva Ribeiro – Coordenador do Departamento Missionário;

Padre Cássio Barbosa de Castro – Assessor Espiritual.

Venina escolheu o seguinte tema para a nova diretoria: “Não sou daqui nem dali, mas de qualquer lugar onde Deus quer que esteja (São Vicente de Paulo)”

Solenidade de posse

Também foram empossados os membros da Comissão de Jovens (CJs): Csc. Jacqueline Ribeiro Couto de Miranda,  Cfd. Mateus Gomes Valverde e Csc. Taismara Rodrigues dos Santos. Os membros do Departamento de Comunicação (DECOM): Cfd. Júnio Elias Valentim e Csc. Simone Maria Dornelas, e do Departamento de Normatização e Orientação (DENOR): Cfd. Marcelo Bressan e Cfd. Rogério Torres Carpanez.

Foram eleitos ainda para o Conselho Fiscal os membros titulares: Cfd. João Batista Begatti, Csc. Cláudia de Lima da Cunha e Csc. Rosângela Fernandes do Amaral. E os membros suplentes: Cfd. Domingos Tadeu Campos, Cfd. Lucas da Costa Geraldo e Cfd. Artur Gonçalves Pinto Filho. A gestão da nova Presidência e Conselho Fiscal irá até 2025.

Confira as fotos da celebração em nossa galeria.

Veja Também