Nota de falecimento: Cláudio Pastro, grande artista sacro brasileiro

0

Cláudio Pastro, um dos maiores artistas sacros do Brasil, faleceu na madrugada desta quarta-feira, 19 de outubro, no Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo, onde estava internado há vários dias. Ele será velado na capela do Mosteiro Beneditino de Itapecerica da Serra/SP, e será sepultado no cemitério daquele mesmo Mosteiro, às 16h, após a missa de corpo presente.

A última grande obra assinada por Cláudio Pastro foi o monumento em honra a Nossa Senhora Aparecida inaugurado nos Jardins Vaticanos, na Itália, em setembro deste ano. A inauguração da obra de arte, cuja réplica foi instalada no Santuário Nacional no último dia 8 de outubro, faz parte das celebrações do tricentenário do encontro da Imagem de Nossa de Senhora, que será celebrado em 2017.

O arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, lamentou profundamente o falecimento de Cláudio Pastro, de quem era amigo:

Como um dos Bispos responsáveis pelos Bens Culturais da Igreja no Regional Leste 2 da CNBB, e anteriormente no Regional Leste 1, manifesto imenso pesar por perder este irmão com quem pude ter boa amizade, e que serviu à Igreja no Brasil e em outras partes de mundo, com seu dom extraordinário na área da arte litúrgica.

Ao mesmo tempo, agradeçamos a Deus por nos ter dado uma pessoa tão generosa e tão competente em tudo o que realizava. Na ressurreição vai cantar as maravilhas de Deus eternamente!

Requiescat in pace (‘descanse em paz’).

Dom Gil Antônio Moreira
Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora

Conteúdo Relacionado
X