Natal dos pequeninos é celebrado com Missa presidida por Dom Gil

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Na última sexta-feira (17) foi celebrado, na Obra dos Pequeninos de Jesus, o Natal com os pobres.  A manhã começou com Santa Missa, presidida por Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo de Juiz de Fora, com a ajuda do Diácono Hélio Rodrigues de Oliveira, presidente da obra.

No local, diversos assistidos compareceram para festejar a preparação para o Nascimento do Senhor. “Celebrar o Natal com os pobres é muito importante para nós, porque é conviver com eles como Jesus conviveu no primeiro momento que chegou na terra; nasceu pobre, no meio dos pobres. Por isso, é uma grande alegria para o meu coração, reunimos para a Missa para celebrar juntos os mistérios do Senhor na preparação”, afirmou Dom Gil.

Durante a homilia, o Pastor recordou que Jesus quis nascer no meio dos pobres, que ninguém abriu a porta para a Sagrada Família, portanto Cristo é nosso irmão na pobreza. Além disso, ele falou sobre a preparação do coração para esta importante festa. “Para celebrarmos bem o natal é preciso a gente orar para nosso coração. Nosso coração está preparado para Jesus nascer?”, questionou Dom Gil a todos presentes. Ao longo da Eucaristia, ele ainda destacou que Jesus é o verdadeiro presente e pediu que, no dia de Natal, cada um reze e faça o bem a uma pessoa.

Logo após a Santa Missa, todos os presentes seguiram para um café especial.

Comunhão e caridade

No contexto da Segunda Fase do II Sínodo, que tem como foco a pastoral e a caridade, a ocasião foi importante também por ser uma celebração sinodal. “Estamos caminhando juntos, procurando a participação, comunhão e missão, como nos ensina o Papa Francisco; e conviver com os pobres é celebrar também esse aspecto do nosso Sínodo Arquidiocesano”, destacou o Arcebispo.

Em entrevista, o Diácono Hélio Rodrigues contou que, mesmo com a pandemia, a avaliação do ano é positiva. “Diariamente a gente oferece café da manhã a 170 pessoas, em média, e dá oportunidade para que eles tomem banho durante a semana, troquem suas roupas, dá assistência odontológica, psicológica, tem assistente social… O balanço é muito positivo no sentido de que as pessoas que nos apoiam têm colaborado muito na sustentação da obra, e também tem aparecido muitos voluntários para cooperar com a gente”.

Os interessados em ajudar a Fundação Maria Mãe, mantenedora da Obra dos Pequeninos de Jesus, podem entrar em contato através do telefone (32) 3212-5072. O endereço da Obra dos Pequeninos é Rua 31 de Maio, 56 – Ladeira.

Veja Também