Missão e projeto “Igrejas-Irmãs” são temas de palestra na Reunião do Clero

DSC05476
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Na manhã da última terça-feira, 18 de outubro, o bispo da Diocese de Óbidos/PA, Dom Bernardo Johannes Bahlmann, OFM, e o sacerdote juiz-forano Leonardo Loures participaram da Reunião do Clero de nossa Igreja Particular. Os convidados estiveram no prédio da Cúria Metropolitana para compartilhar com os padres presentes suas experiências na diocese do Norte brasileiro, que é Igreja-Irmã da Arquidiocese de Juiz de Fora.

Durante sua fala, Padre Leonardo, que é o responsável pela Paróquia São Martinho de Lima, em Óbidos, falou sobre os principais desafios enfrentados para conduzir as mais de 40 comunidades da paróquia. A difícil situação financeira, a distância de algumas comunidades e o descaso do poder público são alguns dos percalços. Por outro lado, o sacerdote destacou os aspectos positivos da missão que abraçou, e deu especial atenção à fé e ao acolhimento do povo paraense.

Dom Bernardo afirmou que a ida de missionários de nossa Igreja Particular deu especial dinamização àquela diocese. “Nós estamos muito contentes com a presença da Arquidiocese de Juiz de Fora, porque a contribuição é muito grande. A missão é sempre um desafio, mas a Igreja é missionária, ela tem as suas raízes na missão”.

O arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, agradeceu a Dom Bernardo por permitir que nossa Arquidiocese estenda seus trabalhos missionários. “A missão se realiza no local onde nós nos encontramos, mas também além-fronteiras, isso é o que nos ensina a Igreja. Esta oportunidade de trabalhar na Amazônia é para nós também enriquecedora, já que nós recebemos de lá o ânimo missionário dos que vão para lá e voltam”.

O projeto Igrejas-Irmãs é uma proposta da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e foi abraçado pela Arquidiocese de Juiz de Fora, que já enviou à Diocese de Óbidos diversos sacerdotes, seminaristas e leigos em missão. Naquela diocese, nossa Igreja Particular é responsável pela Paróquia São Martinho de Lima, atualmente conduzida pelo Padre Leonardo Loures. Auxiliando o sacerdote está em missão temporária o Padre Jorge Luis Duarte. Também como parte desta ação missionária, está o casal de leigos Juliana Pereira e Davi Alves.

Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Veja Também