Missa na Catedral encerra Semana de Espiritualidade Sinodal

A Catedral sediou, neste 12º Domingo do Tempo Comum, 20 de junho, a missa de encerramento da Semana de Espiritualidade Sinodal. O retiro virtual, voltado para os missionários sinodais, aconteceu entre os dias 13 e 20 de junho e marcou mais uma atividade na caminhada do II Sínodo Arquidiocesano. A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira. Concelebraram os padres José de Anchieta Moura Lima e Frei Carlos Roberto de Oliveira Charles, que foi o pregador do Retiro. Também teve a participação do diácono permanente, Antonio Valentino da Silva Neto.

Segundo Dom Gil Antônio Moreira, no Evangelho deste domingo (20), vimos que as tempestades podem acontecer, mas devemos seguir confiando em Jesus. “ O que é importante ver neste Evangelho? É que tempestades podem acontecer nas nossas vidas, nas nossas famílias, nas nossas comunidades, até na Igreja e no mundo inteiro. A tempestade é um fenômeno que pode trazer dificuldades para nós e é preciso que a gente tenha, neste momento de tanta turbulência, uma confiança total no Senhor”.

Pontos importantes sobre as tempestades em nossas vidas, também foram destacados. “Jesus reclamou com os apóstolos sobre a falta de confiança deles, mas ele levantou-se e fez o vento cessar e as ondas acalmarem-se. Assim quando aparecer qualquer turbulência na nossa vida, devemos renovar a nossa confiança em Jesus, Ele nunca nos abandona. Na Igreja, mesmo que hajam abalos no navio que atravessa o mar da história, nós temos uma certeza: Jesus está conosco invisivelmente, mas presente no nosso meio. Ele que nos salva e nos garante a defesa da Igreja em todo o nosso caminhar deste mundo rumo ao céu”

Ele deu, ainda, uma palavra de consolo a todos a respeito da pandemia.  “Neste tempo nós sabemos muito bem o que que é uma tempestade, mas tenho certeza que Jesus está conosco e ela vai passar”. Antes, no início da celebração, o pastor havia recordado que o Brasil chegou a marca de 500 mil mortos pela Covid-19, além de tantos outros que sofrem suas consequências, e acrescentado todos nas intenções na Missa.

Na ocasião, o Arcebispo agradeceu a Deus pelo retiro. “Nesta missa nós terminamos o Retiro Espiritual Sinodal que foi pregado durante toda essa semana pelo frei Carlos Charles, que é Franciscano Conventual, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, do bairro Monte Castelo. Ele nos ajudou com as reflexões a partir da Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, ou seja, todos somos irmãos. Queremos agradecer ao frei Carlos e agradecer a Deus por meditações tão profundas que nos ajudaram a crescer no espírito sinodal e no amor ao próximo. ”

Por sua vez, Frei Carlos, OFMConv., afirmou que as reflexões proporcionaram “uma bonita travessia pela encíclica” do Papa Francisco. “Estamos encerrando com muita alegria, muita perseverança e muita fé, nossa Semana de Espiritualidade Sinodal.[A] Encíclica do Papa Francisco muito nos ensina a ir a outra margem, a compadecer-nos, olhar, sentir compaixão e cuidar daqueles que muito necessitam de nós. Não devemos ser medrosos diante da margem que se apresenta em nossa frente, façamos a travessia indo ao coração do outro, porque o outro é nosso irmão, o outro é nossa irmã. Que Jesus seja a nossa estrela iluminadora para esta travessia, aquele que faz cessar os ventos contrários do mal e nos dá a graça da salvação. ”

Colaboração: Site da Catedral Metropolitana