Missa marca encerramento do ano letivo no Seminário Santo Antônio

*Foto: Facebook do Seminário Santo Antônio

Na manhã dessa quinta-feira, 2 de dezembro, os seminaristas do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio participaram da Missa de encerramento do ano letivo, na capela da instituição. A Eucaristia foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e concelebrada pelo Reitor do Seminário, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, e pelos padres formadores José Domício Ferreira da Silva (Teologia), Jorge Luís Duarte (Filosofia) e Welington Nascimento de Souza (Propedêutico).

Os diáconos transitórios Rafael Coelho do Nascimento e Robert César Teixeira, que se despedem da casa de formação depois de oito anos, serviram ao Altar. “Somos gente de carne e osso, com nossas limitações. Não somos os melhores, mas Deus vem em nosso auxílio e nos socorre. Temos como referência em nosso carisma o Cristo Bom Pastor, aquele que dá a vida pelas suas ovelhas… E somos enviados, como discípulos-missionários para formar e reavivar comunidades. Gratidão a Deus pelos 08 anos vivenciados nesta casa de formação… Gratidão a todos os padres, irmãos seminaristas, funcionários e colaboradores que deixaram marcas em minha caminhada. Deus vos abençoe! Agora é hora de partir!”, escreveu Diácono Rafael em suas redes sociais.

A celebração de encerramento marcou o fim de uma semana de avaliações: cada seminarista se reuniu com seu formador, com o reitor do Seminário e com o Arcebispo para uma apreciação daquilo que foi vivido em 2021. “Fizemos uma avaliação muito positiva, pois, apesar da pandemia que estamos vivendo, nós conseguimos acompanhar os nossos seminaristas nas dimensões da formação – humanoafetiva, intelectual, espiritual, pastoral – e percebemos um grande crescimento por parte de toda a comunidade do nosso seminário”, apontou Monsenhor Luiz Carlos. “É sempre um momento bonito, porque percebemos que mais seminaristas receberam o Sacramento da Ordem [diáconos Rafael e Robert], também os seminaristas que concluíram o período do Propedêutico e os que finalizaram o curso de Filosofia. Por tudo isso, queremos dar graças ao Senhor, na certeza de que Ele chama, cuida e forma”, completou.

O Reitor do Seminário Santo Antônio ainda salientou a importância do tempo de formação seminarística. “Nesse período de formação no seminário, através dos estudos, da oração, da experiência pastoral que é realizada nas nossas paróquias, o seminarista vai se preparando para que possa, depois, assumir a missão de cuidar do povo de Deus como padre.” Por fim, o monsenhor agradeceu pelas bênçãos recebidas no ciclo que está findando. “Agradecemos a Deus por mais um ano vivido de modo intenso e pedimos que todos tenham boas férias e que no próximo ano possamos retornar com renovado ardor, com ânimo novo para as nossas atividades.”