A Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Juiz de Fora, em parceria com a Vara de Execução Penal da Comarca de Juiz de Fora, promove a Missa da Misericórdia, uma celebração com os encarcerados. A Eucaristia acontece deste domingo (14), às 10 horas da manhã, na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora.
Em sua 5ª edição, aproximadamente 50 presos e seus familiares participarão da celebração, vindos do sistema penitenciário localizado na cidade de Juiz de Fora.
A Missa será presidida por Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo de Juiz de Fora, e concelebrada por Dom Otacílio Ferreira de Lacerda, Bispo da Diocese de Guanhães (MG) e Bispo Referencial para a Ação Social Transformadora, também por padres da Pastoral Carcerária (PCr) local, do Regional Leste 2 e do Brasil.
As presenças ilustres de demais servos de tal obra de misericórdia se deve ao 1º Retiro Espiritual para Assessores Eclesiásticos promovido pela PCr do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que será realizado no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio a partir desta sexta-feira (12).
“Nós estamos num momento sinodal, na Igreja universal e na Igreja Particular de Juiz de Fora. O sínodo é caminhar junto, é ser uma igreja atenta comprometida com as dificuldades de nosso mundo. O número de pessoas que estão presas hoje aumentou muito, por isso a Pastoral Carcerária tem que fazer presença onde é necessário, [uma] presença amorosa de Deus Pai. Deus abençoe os irmãos que estão presos”, afirmou Pe. Welington Nascimento, Assessor Eclesiástico da Pastoral Carcerária Arquidiocesana e do Leste 2.
Em entrevista, Padre Welington também fez questão de agradecer todas as pessoas que estão contribuindo para estes eventos acontecerem, bem como os diretores de cada unidade prisional.
Logo após a liturgia, haverá uma confraternização, no salão da Catedral os presos vão almoçar com suas famílias.