Milhares de fiéis participam das missas de finados nos cemitérios de Juiz de Fora

*Por Leandro Novaes (Folha Missionária)

Na última segunda-feira (2), Dia de Finados, milhares de pessoas passaram pelos cemitérios da cidade para homenagear seus amigos e familiares falecidos e participar das missas de finados.

No cemitério Parque da Saudade, localizado no bairro Santa Terezinha, uma das celebrações aconteceu às 10h, presidida pelo vigário geral da Arquidiocese, Monsenhor Miguel Falabella de Castro, com a presença dos diáconos José Getúlio Cavalcante e Paulo Roberto Faria. Na ocasião, Mons. Falabella explicou sobre o significado do purgatório, que é a fase de purificação antes das almas irem para o paraíso eterno. Emocionados, os fiéis entoaram a canção “Tudo é do Pai” após a comunhão.

Às 15h, houve celebração no cemitério municipal, no bairro Poço Rico, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, e concelebrada pelo padre Freitas, que estava de passagem pela cidade, e participação do diácono Manoel Pedro da Silva Júnior. A celebração teve a participação do Coral Arquidiocesano Benedictus e dos Arautos do Evangelho, que apresentaram cânticos compostos pelo padre João Francisco Batista da Silva em homenagem à mãe de Dom Gil, Dona Maria Tereza, falecida em 2014.

Ao final da celebração, representantes da Diaconia da Esperança explicaram o trabalho de encomendação que é realizado todos os dias no cemitério. Eles aproveitaram a oportunidade para convidar voluntários para participar da equipe. Quem se interessar, pode procurar algum representante na sala destinada à Diaconia da Esperança, no próprio Cemitério Municipal.

Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450