Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima visita a Arquidiocese de Juiz de Fora

Como posso merecer que a Mãe do meu Senhor me venha visitar? (Lc 1,43)

A Arquidiocese de Juiz de Fora receberá, no próximo mês de outubro, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima. A imagem que, atualmente, está no Rio de Janeiro, pertence ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, e será trazida para nossa Igreja Particular. A imagem visitará algumas cidades da Arquidiocese: Santa Rita de Jacutinga, Liberdade, Lima Duarte, Santos Dumont, Mar de Espanha, São João Nepomuceno, Matias Barbosa e Juiz de Fora.

Na cidade de Juiz de Fora, a imagem será recebida no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, no dia 08 de outubro, quarta-feira. Centenas de fiéis são esperados para uma noite de vigília e, no dia seguinte, às 04h da manhã, haverá uma grande procissão luminosa, penitencial e silenciosa, até a Catedral Metropolitana, onde haverá a celebração da Santa Missa às 06h e às 12h, Oração do Terço e Ladainha de Nossa Senhora às 15h e Solene Celebração Eucarística e Coroação da Imagem às 19h.

A Virgem Maria, em 1917, apareceu a três pastorzinhos e pediu aos fiéis de todo o mundo que rezassem o terço, fizessem penitência e se convertessem para que a humanidade fosse salva. Nossa Senhora pede fé, oração, penitência, conversão e paz. A mensagem de Maria é um apelo pela paz no mundo, o que só é possível com a presença de Deus nos corações. O que a Mãe de Deus e nossa pede é que vivamos como irmãos, amando e querendo bem uns aos outros.

A devoção a Maria, Mãe de Jesus, teve início no monte Calvário, quando Jesus estava pregado na cruz e antes de morrer disse: Mulher, eis aí o seu filho. Depois, disse ao discípulo: Eis aí sua mãe. E dessa hora em diante, o discípulo a recebeu em sua casa (João 19,26-27). Jesus nos oferece uma Mãe muito especial, Maria. Ela é Mãe de Jesus e Mãe dos discípulos, Mãe da Igreja, Mãe de toda a humanidade.

Nossa Senhora sempre encontra uma maneira de se colocar perto de seus amados filhos para mostrá-los o caminho da salvação, que é fazer tudo o que Jesus nos pedir. Assim, ela vai até as criancinhas em Fátima e comunica com elas com simplicidade. As crianças eram de famílias simples, muito católicas e com abertura de coração acolheram a mãe amorosa que da árvore comunicava com elas. Esta comunicação chega até nós pela fé e devoção da Igreja que, com alegria e esperança, continua a anunciar ao mundo a Mensagem de Fátima.

Com entusiasmo, estamos vivendo a preparação para a comemoração dos 100 anos da aparição de Nossa Senhora em Fátima, que continua a pedir oração pela paz, pela salvação de todos nós. Aproveitemos a oportunidade que estamos tendo com esta visita para renovarmos o nosso compromisso com a oração, de modo especial com o Rosário de Nossa Senhora, quando meditamos os mistérios centrais da nossa salvação e assim, mergulhamos mais profundamente no mistério de Deus, vivendo a espiritualidade cristã autêntica, que nos leva ao amor ao Pai e ao próximo e uma comunhão profunda com a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Agradeçamos a Deus que nos deu Mãe tão amável e peçamos a intercessão de Nossa Senhora para que possamos sempre fazer a vontade do Senhor e sermos, no mundo de hoje, discípulos missionários, evangelizando pelo anúncio, diálogo, serviço e testemunho de comunhão fraterna.

Dom Gil Antônio Moreira
Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora