II Semana Eucarística é realizada no Cenáculo

*Vitral do Cenáculo São João Evangelista | Foto de arquivo

A Congregação do Santíssimo Sacramento inicia nesta quinta-feira, 1º de junho, a II Semana Eucarística do Cenáculo São João Evangelista, em Juiz de Fora. O evento acontece anualmente, durante a semana de Corpus Christi, nos santuários, igrejas, cenáculos e basílicas onde estão presentes os padres sacramentinos.

O tema que regerá as atividades será “Eucaristia: Fonte de uma Igreja sempre em Missão” e o lema, “Ardia o nosso coração quando Ele nos falava pelo caminho”, inspirado na narrativa de Lucas 24, 32, dos Discípulos de Emaús. “A Eucaristia é, para nós, essa oportunidade de forma ampla, pois não se restringe à Celebração Eucarística”, aponta o Padre José Elissandro Santos de Santana, sss, Capelão do Cenáculo. “É uma semana que coloca a atenção na Eucaristia, cerne da Igreja, para que o coração da comunidade católica seja nutrido e possa arder por amor a Jesus Eucarístico”, completa.

A Semana Eucarística, que será encerrada em 8 de junho, também colocará em evidência o Ano Vocacional vivenciado pela Igreja no Brasil. “Neste ano dedicado às vocações, ela quer ser para você um espaço de encontro com Jesus Cristo, que nos chama a cada dia e pouco a pouco, no caminho da vida, para estar com Ele”, afirma o sacerdote sacramentino.

Dentro da programação, o fiel participará, no Cenáculo, de Celebrações Eucarísticas, do Sacramento da Reconciliação, das orações das Laudes e Hora Média, da Adoração ao Santíssimo Sacramento e do Lucernário, além de atividades culturais, sociais e gastronômicas. Também será realizado um encontro formativo sobre a Família Eymardiana e iniciado o grupo de vivência para os que, após o caminho vocacional, poderão se tornar leigos(as) sacramentinos(as).

Confira, abaixo, a programação completa da II Semana Eucarística ou clique aqui para baixá-la:

Dia 1 de junho – Quinta-feira
Tema: Santo Eymard e a Eucaristia
15h – Celebração de abertura da Semana Eucarística

Dia 2 de junho – Sexta-feira
Tema: Vocação eucarística e família eymardiana
7h30 e 17h30 – Celebração Eucarística
18h30 – Atividade Cultural – Trio CSCN e alunos “Cantai ao Senhor”
18h30 – Atividade gastronômica

Dia 3 de junho – Sábado
Tema: Eucaristia – Fonte e ápice da vida eclesial
8h – Momento Mariano vocacional – Formandos sacramentinos