Festa da Santíssima Trindade é celebrada neste domingo (4)

*Foto: Wil Bolaños - Cathopic

Os católicos celebram neste domingo, 4 de junho, a Solenidade da Santíssima Trindade, o mistério central da fé cristã: um Deus em três pessoas – o Pai, o Filho e o Espírito Santo. De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, “é o mistério de Deus em si mesmo. E, portanto, a fonte de todos os outros mistérios da fé e a luz que os ilumina. É o ensinamento mais fundamental e essencial na «hierarquia das verdades da fé. Toda a história da salvação não é senão a história do caminho e dos meios pelos quais o Deus verdadeiro e único, Pai, Filho e Espírito Santo, Se revela, reconcilia consigo e Se une aos homens que se afastam do pecado.”

Papa Francisco, no Angelus de 2022 por ocasião da festa, afirmou que “o Pai não o seria sem o Filho; da mesma forma, o Filho não pode ser pensado sozinho, mas sempre como o Filho do Pai. E o Espírito Santo, por sua vez, é o Espírito do Pai e do Filho. Em resumo, a Trindade nos ensina que nunca se pode ficar sem o outro. Não somos ilhas, estamos no mundo para viver à imagem de Deus: abertos, necessitados dos outros e necessitados de ajudar os outros.”

A data será recordada em todas as missas do dia, sobretudo nas paróquias dedicadas à Santíssima Trindade. No município de Descoberto (MG), a comunidade celebrará na Matriz paroquial às 19h, quando também haverá coroação de Nossa Senhora. Já na paróquia do Bairro Poço Rico, em Juiz de Fora, haverá Missas em quatro comunidades: às 8h, no Santuário São Judas Tadeu (Furtado de Menezes), às 9h, na Igreja Santa Teresa D’Ávila (Santa Teresa), às 9h30, na Igreja Nossa Senhora de Fátima (Olavo Costa) e às 11h, na Igreja Menino Jesus de Praga.