Fechamento de Portas Santas marca fim do Ano da Misericórdia na Arquidiocese

0

Depois de permanecerem abertas durante quase um ano por ocasião do Jubileu da Misericórdia, neste domingo, dia 13 de novembro, serão fechadas em todas as dioceses do mundo as Portas Santas. Depois deste dia, restará apenas a porta instalada na Basílica de São Pedro, em Roma, que continuará aberta até o dia 20.

Na bula de proclamação do Ano Jubilar Misericordiae Vultus, o Papa Francisco declara que “(…) ao fechar a Porta Santa, animar-nos-ão, antes de tudo, sentimentos de gratidão e agradecimento à Santíssima Trindade por nos ter concedido este tempo extraordinário de graça. Confiaremos a vida da Igreja, a humanidade inteira e o universo imenso à Realeza de Cristo, para que derrame a sua misericórdia, como o orvalho da manhã, para a construção duma história fecunda com o compromisso de todos no futuro próximo”.

Na Arquidiocese de Juiz de Fora, há cinco Portas da Misericórdia. Elas estão instaladas na Catedral Metropolitana, em Juiz de Fora; no Santuário Senhor Bom Jesus do Livramento, em Liberdade; no Santuário Nossa Senhora das Mercês, em Mar de Espanha; na Matriz Santa Rita de Cássia, em Santa Rita de Jacutinga; e na Matriz São Miguel e Almas, em Santos Dumont. Todas as estruturas serão fechadas entre 12 e 14 de novembro.

A primeira Porta Santa a ser fechada será a instalada no Santuário Nossa Senhora das Mercês, em Mar de Espanha. Neste sábado, 12 de novembro, o templo sediará Terço da Misericórdia às 15h, hora em que também será iniciado o atendimento de confissões. Às 18h, haverá Ofício de Nossa Senhora e, às 19h30, a Santa Missa que concluirá o Ano Santo.

Na Matriz São Miguel e Almas, em Santos Dumont, a última igreja a receber a Porta Santa na Arquidiocese, a estrutura será fechada no domingo (13), em Santa Missa marcada para as 8h. No mesmo dia, na Matriz Santa Rita de Cássia, em Santa Rita de Jacutinga, a cerimônia de fechamento da Porta da Misericórdia também será na celebração das 8h.

Ainda no domingo, 13 de novembro, o arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, encerra o Ano Santo da Misericórdia na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora na Santa Missa das 15h, que ainda será marcada por duas ordenações.

O Santuário Senhor Bom Jesus do Livramento, em Liberdade, será o último a ter sua Porta Santa fechada. A Solene Celebração será presidida por Dom Gil e está marcada para as 19h de segunda-feira, 14 de novembro, juntamente com a Crisma de jovens da paróquia.

Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Conteúdo Relacionado
X