Equipe Nacional de Animação do Sínodo indica próximos passos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

A Equipe Nacional de Animação do Sínodo envia às dioceses um comunicado com orientações para a fase continental do processo do Sínodo dos Bispos.

Segundo a organização, a participação nas duas primeiras etapas do processo sinodal iniciado em 2021 foi muito expressiva. No Brasil, mais de 260 sínteses foram recebidas na conclusão da Etapa Diocesana. Todo esse material foi reunido em uma Síntese única, enviada à Secretaria Geral do Sínodo.

Somam-se à do Brasil as sínteses de outras 111 Conferências Episcopais, de todas as 15 Igrejas Orientais, de 17 dos 23 dicastérios da Cúria Romana, além de outras sínteses advindas de institutos, associações e movimentos. “A participação expressiva e a adesão entusiasmada ao processo sinodal testemunham a disposição da Igreja em falar e ouvir, especialmente à escuta do que o Espírito diz às Igrejas (cf. Ap 2,29). O processo sinodal, porém, não se encerrou. Estamos a caminho da próxima etapa: a Fase Continental”, reforça comunicado da Equipe Nacional.

A partir das Sínteses recebidas, a Secretaria Geral do Sínodo elaborou o Documento de Trabalho para a Etapa Continental (DEC), que tem como inspiração a exortação de Isaías: “Alarga o espaço da tua tenda!” (Is 54,2). Publicado em 27 de outubro de 2022, o DEC traz um mosaico dos processos de escuta que marcaram a primeira fase do sínodo.

Nova escuta às dioceses

Além disso, o DEC indica como será a organização da Etapa Continental, que incluirá nova escuta às dioceses. Dessa vez, os principais envolvidos serão o Bispo diocesano e a Equipe sinodal diocesana. Cada diocese poderá discernir a viabilidade ou não de convidar outras pessoas para participar desta etapa.

Os passos, de agora em diante, incluem a leitura do Documento para a Etapa Continental e reflexões sobre o documento. Estas serão registradas no formulário eletrônico preparado pela Equipe Nacional de Animação do Sínodo, que será enviado às dioceses. O prazo é o dia 17 de fevereiro de 2023.

Após o dia 17 de fevereiro de 2023, a Equipe Nacional de Animação do Sínodo fará um novo trabalho de Síntese das contribuições recebidas, que será levada para a Etapa Continental. Essa etapa, que reunirá as Conferências Episcopais do Cone Sul, acontecerá em Brasília (DF), entre os dias 6 e 10 de março de 2023.

A Equipe Nacional, que animou e assessorou a Etapa Diocesana, continua à disposição para auxiliar as dioceses nesse novo passo do caminho Sinodal. O contato principal permanece o e-mail: [email protected].

Fonte: Site Canção Nova

Veja Também