Ensinada por Cristo, caridade é marca da Igreja no mundo

Doações de cestas básicas para famílias impactadas pela pandemia/Foto: Thiago Leon - Portal Família dos Devotos

Desde 1966, o dia 19 de julho é dedicado à caridade no Brasil. Para os católicos, a data, criada para reforçar o sentimento de altruísmo, recorda os ensinamentos de Jesus.

A caridade nunca deve ser um gesto isolado. Ela deve marcar o jeito de ser cristão. São Lucas, quando fala nos Atos dos Apóstolos sobre a identidade cristã, ele afirma que as primeiras comunidades perseveravam na oração, no ensinamento dos apóstolos, e repartiam entre si os seus próprios bens. Essa é a beleza do Cristianismo: repartir não apenas o supérfluo, mas o essencial”, afirma o reitor do Santuário Nacional, padre Eduardo Catalfo.

Seguindo essa máxima, a Igreja Católica se configura hoje como a maior instituição de caridade do mundo. De acordo com os dados do Anuário Estatístico da Igreja de 2021, a entidade mantém, no mundo, 258.706 instituições caritativas.

Só no Brasil, as Obras Sociais da Igreja chegam quase 500 milhões de atendimentos a cerca de 39,2 milhões de pessoas e aproximadamente 11,8 milhões de famílias. Os dados são resultado da pesquisa sobre a Ação Social da Igreja no Brasil encomendada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) à Fundação Grupo Esquel Brasil (FGEB).

No país, um dos expoentes do trabalho caritativo da Igreja Católica é o Santuário Nacional de Aparecida (SP). Atualmente, 27 obras, projetos e convênios ligados à Basílica da Padroeira atendem gestantes, crianças, jovens, adultos e idosos. Ao todo, 94 mil pessoas ao ano são beneficiadas direta ou indiretamente pela ação caritativa do principal centro de peregrinações religiosas do Brasil, mantida graças a doação dos devotos.

Há muitos anos, o Santuário tem unido o projeto de evangelização à promoção da vida. Por isso, toda nossa Obra Social tem o objetivo de construir gente. Unimos a pregação do Evangelho à sua prática, socorrendo aos pobres”, recorda padre Catalfo.

Para manter seu propósito, mesmo sem atividades presenciais durante a pandemia, os nove projetos sociais mantidos pela Basílica de Aparecida mantiveram seu suporte aos atendidos. Mensalmente, cerca de 500 cestas básicas são entregues aos integrantes, garantindo alimentação básica de qualidade. O mesmo número de cestas também é entregue todos os meses para entidades do município e região.

Fonte: Portal A12