Em voo ao Canadá, Papa Francisco recorda Dia dos Avós

*Foto: Eduardo Barrios via Unsplash

O Papa Francisco, em seu voo papal ao Canadá, lembrou e elogiou os avós, como a Igreja celebra neste domingo, 24, o segundo Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. A Igreja recorda a data anualmente no quarto domingo de julho, próximo à festa dos avós de Jesus, os Santos Joaquim e Ana.

O Papa Francisco instituiu a data em 2021, já que os avós são muitas vezes esquecidos, mas ainda assim “são o elo entre as gerações, transmitindo a experiência de vida e fé aos jovens”, como ponderou a respeito.

Precisamos voltar para os avós

O Sucessor de Pedro lembrou que domingo marca o Segundo Dia Mundial dos Avós e Idosos e ofereceu também um apreço especial aos sacerdotes e religiosos de idade avançada. “É o Dia dos Avós que transmitiram a história, as tradições, os hábitos e muitos outros valores”, observou.

“Hoje precisamos voltar aos avós, eu diria isso como leitmotiv no sentido de que os jovens devem ter contato com os avós, voltar para eles, voltar às raízes, não para ficar lá não, mas para levar avante como a árvore: que tira força das raízes e a leva adiante nas flores no fruto”.

Francisco enfatizou como os avós são responsáveis ​​pelo florescimento e amadurecimento das gerações futuras e devem ser respeitados.

Não esconda os religiosos idosos

“Gostaria de recordar também, como religiosos, os velhos e as religiosas, os ‘avós’ da vida consagrada: por favor, não os escondam, são a sabedoria de uma família religiosa e que os novos religiosos e religiosas, os noviços, os noviços que temos contato com eles, eles nos darão toda a experiência de vida que nos ajudará tanto, tanto a seguir em frente…”
O Papa lembrou que cada um de nós tem avós, alguns já se foram, outros estão vivos.

“Vamos lembrá-los hoje de uma maneira especial, deles recebemos tantas coisas: em primeiro lugar, a história. Obrigado.”

Reconciliação e Cura

O Santo Padre está a caminho do Canadá para sua 37ª Viagem Apostólica, marcando seu 56º país visitado. Trata-se de uma peregrinação penitencial à nação visando a reconciliação e a cura com os povos indígenas do país. A cada voo papal, o Papa saúda os jornalistas a bordo e oferece palavras de agradecimento por seu trabalho.

Nesta viagem o Santo Padre foi acompanhado por cerca de 80 jornalistas de mais de 10 países.

Desejando a todos um bom domingo, o Papa agradeceu o “serviço” e a “companhia”. E confirmou ao Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, ao seu lado, sua disposição de saudar os jornalistas como de costume enquanto caminha pelos corredores.

“Eu acho que posso fazer isso, podemos ir”, disse.

Peregrinação Penitencial

Francisco também observou que uma atenção especial e ‘espírito’ devem ser dedicados a esta Viagem Apostólica, pois é uma peregrinação penitencial para mostrar proximidade com os indígenas que sofreram. E convidou os presentes a se juntarem a ele na oração do Angelus dominical.

Seguindo o pedido do Papa

Alinhado ao pedido do Santo Padre, acontece nesta terça-feira (26), quando a Igreja celebra os avós de Jesus, São Joaquim e Santa Ana, a instituição da Pastoral da Pessoa Idosa na Arquidiocese de Juiz de Fora.

O Arcebispo Metropolitano realizará a fundação oficial da pastoral arquidiocesana durante Missa, às 15h, na Paróquia Santa Ana, no bairro Vila Ideal. Na ocasião, o Padre Pitágoras de Paula Bandeira será empossados para Assessor da mesma.

Fonte: Site Notícias Canção Nova

Tags: