Dom Gil preside Ordenação Diaconal do Fráter Jonas Pacheco Machado, CSsR

*Foto: Valéria Galvão

*Texto: Silvia Carvalho
*Fotos: Alessandra Assis e Valéria Galvão

O domingo, 13 de novembro, foi de alegria, emoção e festa na Província Redentorista do Rio, com a Ordenação Diaconal do Fráter Jonas Pacheco Machado. A Celebração foi presidida pelo Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, e aconteceu na Igreja Nossa Senhora de Fátima, Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Vale da Floresta, em Juiz de Fora (MG).

Não faltaram os familiares e amigos de São Braz do Suaçuí (MG), cidade natal do agora Diácono, além de confrades e a Comunidade do Vale da Floresta, onde ele já atua nas atividades pastorais. Também vieram amigos das cidades de Jeceaba (MG), Coronel Fabriciano (MG), Belo Horizonte (MG), Senador Amaral (MG) e Rio de Janeiro (RJ). Os seminaristas da Comunidade Vocacional Dom Muniz, de Belo Horizonte, também se fizeram presentes, assim como os formandos das comunidades vocacionais Santo Afonso e São Clemente, de Juiz de Fora, que se juntaram num belo coral que animou a celebração.

Antes da Missa e no final da Celebração Eucarística, Jonas externou sua emoção e alegria em se tornar um servidor para Cristo, a Congregação Redentorista e toda a comunidade. “Estou a serviço do Povo de Deus. Depois deste tempo de formação, estou preparado para exercer as funções que a Igreja me confiou e já me preparando para minha Ordenação Sacerdotal, em junho do ano que vem”.

Ele agradeceu a Deus pelo dom de sua vida e de sua vocação; aos pais, “instrumentos de Deus para eu estar no mundo”; aos confrades, pelos anos de formação e incentivo, e ao Pe. Luís Carlos de Carvalho, CSsR, que, em 2004, como promotor vocacional da Província, esteve em missão em sua cidade natal e lhe deu um panfleto, e a partir daí toda a caminhada teve início, além de ter sido seu formador na Comunidade Vocacional São Clemente (CVSC).

Também demonstrou sua gratidão por Dom Gil, “pela disponibilidade em presidir sua Ordenação”, e aos Padres Vanderlei e Alfredo, que integram a Comunidade Redentorista do Vale da Floresta, onde ele reside. “Aqui estou vivendo as alegrias e os desafios dos trabalhos pastorais e da vida em comunidade.”

Ordenacao Diaconal Jonas Pacheco Machado 58No rosto do casal Maria Cândida e Agenor Machado, a emoção e a alegria de ter o filho único a serviço de Deus e ver a família crescer. “É uma emoção muito grande, uma alegria que não cabe dentro da gente. É ver também que a família está crescendo, pois ele já faz parte da família da Congregação Redentorista”, disse a mãe, emocionada.

Para o Arcebispo Dom Gil Antônio Moreira, Jonas será o “Diácono da Misericórdia”. Ele destacou que a Ordenação aconteceu exatamente no dia em que estava ocorrendo o encerramento do Ano da Misericórdia em todas as dioceses. “É uma data muito bonita e uma felicidade muito grande para toda a Igreja Particular de Juiz de Fora receber mais um diácono, aquele que será um servo e um servidor da Misericórdia, principalmente vindo da Família Redentorista, pela qual temos tanto apreço em Juiz de Fora, cidade a sediar a primeira Comunidade Redentorista do Brasil.”

O Vigário Provincial, Pe. Paulo Carrara, CSsR, também destacou sua alegria e de toda a Província nesta data, substituindo o Superior Provincial, Pe. Américo de Oliveira, CSsR, que está na Tailândia, participando do XXV Capítulo Geral da Congregação. No Rito da Ordenação, ao apresentar o candidato ao Diaconato, Pe. Carrara destacou que em 12 anos de formação, o Fráter Jonas demonstrou seu amadurecimento nos sentidos espiritual, intelectual e pastoral, sendo muito querido por todos.

Uma semente que frutificou

Na homilia, Dom Gil destacou o papel da família de Jonas na sua vocação. “Seus pais possibilitaram que a semente da vocação crescesse e se frutificasse na fé”. Lembrou ainda que a missão do diácono é amar, trabalhar e servir o que nunca será destruído: o Reino de Deus. “Como Cristo, o diácono e todos nós estamos aqui para servir. Servos para servir”.

Após as palavras de Dom Gil, Jonas fez os propósitos de bem desempenhar seu papel de diácono e, seguida da Ladainha de Todos os Santos, o Arcebispo fez a Oração Consecratória. Com a vestição e a entrega dos Evangelhos, encerrou-se o Rito da Ordenação, com a acolhida do novo Diácono por parte de Dom Gil e de todos os que estavam celebrando com ele.

No final da Missa, o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi introduzido pelos jovens e Missionários Leigos Redentoristas do Vale da Floresta, culminando com o canto do “Salve Regina” e a oração pelas vocações.

Clique aqui e confira as fotos da celebração.

Outras informações:
Província do Rio: (32) 3218-4715 / (32) 3216-1215