Dom Gil faz balanço da Assembleia do CONSER

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

No final da tarde da última quarta-feira (9) terminou a Assembleia Ordinária do Conselho Episcopal Regional (CONSER) com bispos Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro ocorreu de forma virtual, durante os dias 8 e 9 de junho.

O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira participou da assembleia, que teve o intuito de discutir e planejar os próximos passos das (Arqui)dioceses de Minas Gerais e Espírito Santo. Ele ficou satisfeito com a reunião que tratou de pautas de grande importância. “Foram muitos os assuntos e o clima do encontro foi muito bom, de muita fraternidade. Temos muito que agradecer. Damos graças a Deus pelos dois dias de trabalho intenso, mas muito produtivos para a Igreja nessa região”, disse o pastor.

Na ocasião, foram tratados temas espirituais e práticos. Dentre eles Dom Gil destacou a palestra sobre a situação atual dos presbíteros no tempo de pandemia, a fim de pensar sobre como ajudar os padres nos novos desafios e angústias, e o aprofundamento na Palavra de Deus, pois nos próximos meses será a comemoração dos 50 anos do mês da dedicado a Bíblia.

Também recordaram do Retiro On-line de Presbíteros do Regional Leste 2, que já conta com mais 550 inscrições e mais de 10 dioceses confirmadas de forma global.

Último assunto debatido foi o desmembramento do regional.  Já que na 58ª Assembleia Geral da CNBB foi ratificada a criação do Regional Leste 3, composto pelas Igrejas Particulares do Estado do Espírito Santo.  “A partir de novembro de teremos mais um regional no Brasil. O regional Leste 3 é composto pelas 4 dioceses do estado do Espírito Santo. O Leste 2 será constituído apenas das 28 dioceses de Minas Gerais. (Lembrando que) o Leste 1 é o estado do Rio Janeiro”, explicou Dom Gil.

Veja Também