Dom Gil envia carta de condolências a Papa Francisco

Na manhã desta quinta-feira, 5 de janeiro, o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, enviou ao Papa Francisco uma carta de condolências pelo falecimento do Papa Emérito Bento XVI, recordando o funeral realizado na Praça São Pedro, presidido pelo Sumo Pontífice.

“Sua vida de simplicidade, humildade, oração, penitência, amor inconteste à Eucaristia, a Maria e à Igreja são legados importantes para o presente e o futuro, além de serem sinais eloquentes de sua santidade pessoal”, ressaltou o Pastor Arquidiocesano na mensagem, recordando características de Bento XVI.

Na correspondência, Dom Gil ainda informou ao Santo Padre o seu pedido para que fossem celebradas missas nas intenções do Papa Emérito em todas as paróquias da Arquidiocese e que fossem tocados os sinos com toques fúnebres às 8h, horário próximo ao que ele estaria sendo sepultado na cripta vaticana.

Confira a íntegra da mensagem:

Amado Papa Francisco,

Unidíssimo ao vosso coração de Bispo de Roma, Sucessor de Pedro, nós e toda a nossa Arquidiocese de Juiz de Fora manifestamos nossas sentidas condolências pelo passamento do Papa Emérito, Bento XVI, celebrando com toda a Igreja a sua Páscoa definitiva, em atitude de plena gratidão pelo que representou seu pontificado, além de sua obra teológica extraordinária que reforça as bases sólidas dos ensinamentos da Igreja.

Sua vida de simplicidade, humildade, oração, penitência, amor inconteste à Eucaristia, a Maria e à Igreja são legados importantes para o presente e o futuro, além de serem sinais eloquentes de sua santidade pessoal.

A Arquidiocese de Juiz de Fora, que há pouco encerrou seu 2º Sínodo Arquidiocesano, se une em forma genuinamente sinodal aos vossos propósitos para a Igreja inteira, enquanto está construindo seu Sínodo Universal, para orar nesta manhã em sufrágio do defunto pontífice emérito, renovando nossa inabalável fé na ressurreição dos mortos e na vida eterna.

Informo a Vossa Santidade que na Catedral de Juiz de Fora incluímos as intenções de sua bondosa alma na Missa do Domingo passado e durante todos os dias desta semana e hoje, será celebrada a Missa Exequial. Também determinamos que, em todas as 91 paróquias da Arquidiocese, fossem celebradas missas nestas mesmas intenções e que fossem soados os sinos de todas as igrejas ao momento da deposição do corpo no túmulo da cripta vaticana.

Devotamente em Cristo Jesus Ressuscitando,

Dom Gil Antônio Moreira