Dom Gil é homenageado em São João del-Rei (MG) nesta terça-feira (19)

*Foto: Elias Arruda
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, recebe nesta terça-feira (19) a Medalha Presidente Tancredo de Almeida Neves, concedida pela Câmara Municipal de São João del-Rei (MG). A sessão solene está marcada para as 17h, no plenário daquela Casa Legislativa, com transmissão pelo Facebook.

A homenagem foi proposta pelo vereador Igor Sandim Gonzaga e aprovada pelos demais vereadores na reunião extraordinária do último dia 11 de abril. Na justificativa, o parlamentar destacou o reconhecimento aos “serviços prestados por Dom Gil, que são de relevante valor para toda a sociedade”. Além do Arcebispo de Juiz de Fora, outras seis pessoas serão agraciadas com a honraria.

De acordo com informações da Câmara Municipal de São João del-Rei, a Medalha Presidente Tancredo de Almeida Neves foi criada em 8 de novembro de 1984. O seu objetivo é condecorar cidadãos que prestaram relevantes serviços pela defesa da preservação dos Direitos Humanos. Cada parlamentar pode indicar um homenageado para a cerimônia, que é realizada uma vez por ano, geralmente perto do dia 21 de abril, aniversário de morte de Tancredo de Almeida Neves, são-joanense que foi ministro e presidente do Brasil.

Relação com São João del-Rei

Desde que assumiu a Arquidiocese de Juiz de Fora, em 2009, Dom Gil Antônio Moreira acumulou o posto de Metropolita da Província Eclesiástica, que inclui as dioceses de Leopoldina e São João del-Rei. Junto a essas igrejas particulares, chamadas sufragâneas, ele tem poderes de supervisão e jurisdição limitada.

Os laços com a Diocese de São João del-Rei foram estreitados sobretudo no período em que ela ficou vacante – entre o falecimento de Dom Célio de Oliveira Goulart, em 19 de janeiro de 2018, e a posse de Dom José Eudes Campos do Nascimento, em 2 de fevereiro de 2019. Além disso, Dom Gil já foi convidado diversas vezes para fazer sermões e presidir celebrações em São João del-Rei e sempre é muito bem acolhido nestas ocasiões que compõem a rica tradição religiosa e pastoral desta cidade e desta Diocese.

*Colaboração: Roberta Oliveira – Rádio Catedral

Veja Também