Diácono Leonardo Loures é ordenado sacerdote em celebração na Matriz Nossa Senhora de Lourdes

0

Em 26 de setembro, a Arquidiocese de Juiz de Fora ganhará mais um padre. Neste dia, o diácono Leonardo Loures Valle será ordenado sacerdote em sua comunidade de origem, a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, do Bairro Francisco Bernardino. A celebração, que será presidida pelo arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, está marcada para as 9h30 e também contará com a presença de diversos padres da Arquidiocese.

A menos de uma semana da ordenação, o diácono Leonardo relata a emoção pelo fato de a missa ser realizada na comunidade onde ele cresceu na fé e confessa sua ansiedade com a proximidade da data. “A ordenação é o coroamento de sucessivas escolhas, sucessivos ‘sins e nãos’ construídos ao longo de anos. A ordenação não é algo que vai acontecer no dia 26 de setembro, pois ela já acontece no momento em que nós decidimos por ela. Além disso, não serei ordenado para mim mesmo, mas para a Igreja, para o povo de Deus. Estarei definitivamente abrindo mão da minha vida, para vivê-la pelo outro, pela Igreja”.

O futuro padre, que escolheu como lema de ordenação “Pela Tua palavra lançarei a rede” (Lc 5,5), ainda conta que se inspirou no comportamento de São Pedro no episódio da “pesca milagrosa”, narrada no Evangelho de São Lucas. “Hoje, mais do que nunca, sinto em meu coração o mesmo chamado que Jesus fez a Pedro, de ser pescador de homens. É na barca de Jesus que Pedro avança mar adentro, levando consigo os seus companheiros, sem medo de naufragar. Também quero dar essa resposta ao Senhor Jesus, estou disposto a deixar ainda mais as margens e a lançar a rede em águas mais profundas”.

O diácono, que faz parte da Comunidade Jovens Missionários Continentais, da qual é assessor arquidiocesano, fala da responsabilidade de, antes mesmo de ser ordenado padre, tomar posse como administrador da Paróquia São Martinho de Lima, pertencente à Diocese de Óbidos/PA e onde está desde janeiro deste ano. “Foi uma grande experiência, algo que não planejei, que não esperava, mas que Deus me confiou. Quando recebi a notícia fiquei assustado, mas dei meu ‘sim’, na certeza que se é Ele quem me chama devo confiar. E com a graça de Deus Ele me confiou esse trabalho em uma paróquia incrível, colocou muitas pessoas ao meu lado para ajudar, auxiliar, para trabalhar junto e, assim, tudo fica mais fácil”.

Já como Padre Leonardo, o recém-ordenado sacerdote celebrará sua primeira missa na Matriz Nossa Senhora de Lourdes, no dia 27 de setembro, às 19h. De volta à Óbidos/PA, o presbítero presidirá celebração no dia 10 de outubro, às 20h, na Igreja Santa Terezinha, da Paróquia São Martinho de Lima, onde dará continuidade aos trabalhos pastorais.

Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Conteúdo Relacionado
X