Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação será neste sábado (1º)

0

A mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação será apresentada neste sábado (1º), quando se celebra a data. Neste ano, o ponto forte da mensagem do Santo Padre para a data será a questão da água, conforme ele mesmo anunciou na última quarta-feira (29). “Na mensagem deste ano, desejo chamar a atenção sobre a questão da água, bem primário a proteger e a colocar à disposição de todos”, disse.

O Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação foi instituído na Igreja Católica em agosto de 2015 pelo Papa Francisco, e celebrada pela primeira vez em 1º de setembro daquele ano. Na ocasião, o Papa acolheu a sugestão do Metropolita Ioannis de Pérgamo, da Igreja ortodoxa, cujos fiéis já celebram essa data há tempos. 

A proposta deste dia é recordar a contribuição que os cristãos devem dar para a superação da crise ecológica. “Anualmente, o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação oferecerá a cada fiel e às comunidades a preciosa oportunidade para renovar a adesão pessoal à própria vocação de guardião da criação”, explicou o Papa na carta de instituição da data. Segundo Francisco, esta também é uma ocasião para testemunhar a comunhão com os ortodoxos. 

Assis

Para reforçar ainda mais o chamado à unidade entre os cristãos diante da atual crise ecológica, em Assis será divulgada, no sábado (1º), uma Declaração ecumênica conjunta, com uma atenção especial aos mais vulneráveis. A Declaração será divulgada no âmbito de um evento inédito que unirá cristãos de todo o mundo em prol do meio ambiente.

*Fontes: Sites da Canção Nova e do Vatican News

Conteúdo Relacionado
X