Dia de Nossa Senhora Aparecida dá início a Ano Mariano no Brasil

DSC04989
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Nessa quarta-feira, 12 de outubro, cerca de 50 mil pessoas passaram pela Catedral Metropolitana e pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro homônimo, para prestarem homenagens à Padroeira do Brasil. As duas igrejas protagonizaram o momento mais marcante do dia festivo na Arquidiocese de Juiz de Fora, com a trasladação da Imagem Peregrina doada pelo Santuário Nacional no último mês de agosto.

A Imagem, que estava desde então na Catedral, foi levada para a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, onde ficará perpetuamente para veneração e em lembrança ao Jubileu dos 300 anos do encontro da imagem original no Rio Paraíba do Sul, celebrado no próximo ano.

A despedida da Imagem Peregrina da Catedral Metropolitana ocorreu com a oração do Santo Terço, conduzida pelo arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, e que ainda contou com a presença do vigário geral da Arquidiocese e pároco da Catedral, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, do vigário paroquial, Padre Welington Nascimento de Souza, e do diácono Waldeci Rodrigues da Silva. Logo após, a imagem foi levada em carreata para a Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

Na chegada, milhares de fiéis recepcionaram a pequena imagem, fac-símile da original, e participaram da última Santa Missa do dia festivo, presidida por Dom Gil e concelebrada pelo administrador da paróquia, Padre José Domício Ferreira da Silva, por Monsenhor Luiz Carlos e outros padres e diáconos. A celebração lembrou ainda o início do Ano Mariano no Brasil, que culminará nas celebrações do Jubileu dos 300 anos, em 12 de outubro de 2017.

DSC05139Padre José Domício, recém-empossado na paróquia, falou sobre a satisfação em recepcionar a Imagem Peregrina. “Para mim, é uma alegria ter a missão de ajudar as pessoas a fazer essa experiência de fé, o que é fácil, porque a imagem de Nossa Senhora Aparecida é um grande símbolo que consegue unir toda a nação brasileira. Então, queremos fazer com que essa devoção cresça ainda mais no coração das pessoas dessa paróquia e daqueles que por aqui passarem, de um modo especial preparando para a grande festa do próximo ano”.

Em mensagem aos fiéis presentes, Dom Gil falou que, neste Ano Mariano que se inicia, os fiéis devem procurar prestar louvores a Nossa Senhora todos os dias, e um modo de fazê-lo é multiplicar a oração do terço. O arcebispo também indica a visita frequente aos santuários onde encontra-se a imagem de Nossa Senhora Aparecida, mas destaca que, o mais importante, é não se esquecer dos pobres e marginalizados. “A pessoa deve escolher durante este ano alguns momentos para fazer um gesto de caridade aos pobres mais sofredores. Porque assim como nós queremos o socorro de Maria, devemos também olhar que há pessoas que precisam mais de socorro do que nós”, finaliza.

Após a celebração, a Imagem foi levada para a capela onde permanecerá de forma definitiva, à direita do altar-mor da Matriz Nossa Senhora Aparecida. O espaço foi inaugurado por Dom Gil, Padre Domício e Mons. Luiz Carlos, e devidamente abençoado pelo arcebispo. Em seguida, centenas de devotos tomaram o local a fim de prestarem mais louvores à Mãe Aparecida.

Outras informações:
Catedral Metropolitana: (32) 3250-0700
Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Nossa Senhora Aparecida: (32) 3237-1125
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Veja Também